O compositor e ex-vocalista da banda Bêbados Habilidosos, Renato Fernandes, 53 anos, faleceu nesta segunda-feira (16). A informação foi divulgada por volta das 15h, pelo ex-baterista da banda, Eric Artiole.
De acordo com informações preliminares, o bluesman teria sofrido com sucessivas paradas cardíacas. "O Renato passou mal durante o almoço e foi internado no Posto de Saúde. Lá teve sete paradas cardíacas e, infelizmente, não conseguiu sair dessa", afirmou Artiole nas redes sociais.
Fernandes é considerado um dos maiores ícones do blues de Mato Grosso do Sul e do Brasil, conhecido, especialmente, por ser um dos poucos a se arriscar a compor em português, mesmo no gênero genuinamente norte-americano.
Renato foi durante 24 anos vocalista da banda Bêbados Habilidosos, cujo repertório é formado por 90% de composições próprias. O grupo foi criado por ex-membros da extinta "Blues Band" - considerada a primeira banda de blues do estado.
Parece que prevendo que o fim estava próximo, as atividades do grupo foram encerradas em junho do ano passado e toda a discografia, composta por dois albuns e um especial gravado durante um programa de rádio, foi disponibilizada para download gratuito (veja aqui).
Renato Fernandes também foi protagonista do documentário "Ele é o Blues", produzido pelos jornalista Kleomar Carneiro e Vinícius Bazenga, em 2011. O filme conta trajetória do compositor por meio depoimentos.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do compositor.
Confira o documentário 'Ele é o Blues':