(67) 99826-0686

William Trevor, escritor irlandês, morre aos 88 anos

Anúncio da morte foi divulgado pela sua editora nessa segunda-feira, 21. 'Um dos maiores escritores da Irlanda', disse

22 NOV 2016
Ego
10h13min
Foto: Jane Bown / www.penguinrandomhouse.com

William Trevor, escritor e dramaturgo, morreu aos 88 anos neste domingo, 20, na Inglaterra, onde morava desde a época da faculdade. Trevor era considerado um dos maiores escritores da Irlanda. Ele deixa a esposa e dois filhos. O anúncio da morte foi dado pela sua editora no Twitter.

"Lamentamos anunciar a morte de William Trevor, um dos maiores escritores da Irlanda. Estendemos as nossas mais profundas condolências à sua família", dizia o comunicado divulgado nesta segunda-feira, 21.

A escritora Joyce Carol Oates liderou as homenagens a Trevor também no Twitter: "William Trevor, um dos grandes escritores de histórias curtas, prosa belamente composta, lírica e subestimada", escreveu ela.

Trevor nasceu em Mitchelstown, County Cork, na Irlanda, em 24 de maio de 1928. Ele casou com sua namorada Jane, em 1952, e passou a dedicar muitos de seus livros a ela. Eles tiveram dois filhos juntos.

Seu primeiro romance, "Um Padrão de Comportamento", foi publicado em 1958, mas ele só começou a trabalhar em tempo integral como escritor em 1965. No entanto, mais tarde, ele rejeitou seu primeiro romance e disse em entrevistas posteriores que considerava "The Old Boys", de 1962, como sua estreia.

Trevor publicou mais de 30 novelas e histórias curtas durante sua carreira. Ele foi premiado em 1977 por seus serviços à literatura. Em 2002, recebeu um título honorífico de cavaleiro do Império Britânico. William também chegou a vencer o Whitbread, um dos maiores prêmios literários britânicos.

 

Veja também