Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Interior

Área queimada no Pantanal chega a 122 mil hectares e força-tarefa intensifica combate

Governo de Mato Grosso do Sul, Exército, Ministério do Desenvolvimento Regional e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e Distrito Federal unem forças no combate aos focos de incêndio

02 novembro 2019 - 11h52Por Luis Abraham

A força-tarefa integrada pelo governo de Mato Grosso do Sul, com o apoio do Exército, Ministério do Desenvolvimento Regional e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e Distrito Federal, intensifica o combate aos focos de incêndio na região do Pantanal e abrange a área  dos municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá.

De acordo com informações do Governo MS, o território queimado desde o dia 26 soma 122 mil hectares, a estimativa foi divulgada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e revela a intensidade do fogo na região.

A possível causa para a maioria dos focos decorre da prolongada estiagem e ações humanas, os técnicos do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) e os policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) irão realizar o levantamento das áreas afetadas para verificar a origem do fogo, que surgiu às margens do rio Negro e da BR-262.

Rio Negro é prioridade

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), sobrevoou a área queimada na manhã desde sábado, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Joílson Alves do Amaral.

Eles também irão visitar a base avançada da Operação Pantanal 2, instalada na Fazenda BR Pec, a 60 km de Miranda, onde uma extensa área foi queimada. A situação atual na região requer prioridade com o fogo se expandindo com a ajuda do vento e a presença de uma massa de vegetação propensa às chamas, e ameaçam o Parque Estadual do Rio Negro.

Cerca de 53 brigadistas do Ibama e do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) se deslocaram de Campo Grande até o local na manhã desde sábado para sobrevoar a área e definir um plano de ação imediata.

Sistema de comunicação

Segundo informações da base avançada da operação, em Miranda, o Exército também irá prestar apoio ao combate ao fogo no Rio Negro, deslocando para até a Fazenda Barranco Alto uma cozinha de campanha, reservatório de água potável e equipe para instalar o sistema de comunicação, o contato entre as ações em terra com as aeronaves tem sido uma das dificuldades operacionais.

“Estamos atualmente com 91 focos em toda a área monitorada”, informou o coordenador e tenente-coronel Fábio Catarinelli, da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, com base em dados de satélites.

O comando da Operação Pantanal 2 anunciou para este domingo a chegada do avião Air Tractor do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que já operou no combate aos incêndios ocorridos na Fazenda Refúgio Caiman, em Miranda, em setembro.