O candidato a vereador Valcide Batista dos Santos (PSDB), o Sinval Batista, foi preso as 7h55 deste domingo (02), acusado de fazer boca de urna, ou seja, pedir votos próximo a Escola Estadual Silvio Ferreira, em Coxim.
O flagrante foi feito pelo chefe do Cartório Eleitoral de Coxim, Marco Tulio Teixeira, e acompanhado pelo juiz Claudio Muller Pareja. Já a condução do candidato foi efetuada pela Polícia Militar.
Um leitor registrou o momento da prisão e encaminhou as imagens para nossa reportagem. Depois de preso, ele foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, onde terá de se explicar.
Teixeira alerta que a prática de boca de urna é proibida pela Justiça Eleitoral. Todo e qualquer crime eleitoral deve ser denunciado pelo cidadão por meio dos diversos canais abertos pela Justiça. Um deles é o aplicativo Pardal.
A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), em seu artigo 39, parágrafo 5º, estabelece a punição de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência).