Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
camara municipal
Interior

"Cassems Itinerante" leva endocrinologista até Naviraí no próximo sábado

31 agosto 2016 - 16h22Por Assessoria

O programa de assistência à saúde Cassems Itinerante realiza mais uma viagem levando atendimento especializado ao interior. Desta vez, a endocrinologista Lara Cristina Leite Rubio atende em Naviraí no próximo sábado (03).

Criado para amenizar as dificuldades da população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, o programa atual pontual, mas eficazmente, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

Desde o início deste ano, o programa já atendeu mais de 2.500 beneficiários e, segundo a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso desse programa depende muito da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. Segundo ela, é feito um levantamento sobre a demanda de cada Unidade Regional da Caixa dos Servidores.

"Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários", conta a diretora.

Um dos médicos que atendem no "Cassems Itinerante", o neurocirurgião Eurico Feltrin salienta a importância do programa para a população do interior. "Vejo que a Cassems, com a realização do Cassems Itinerante, avança de forma pioneira para o interior do Estado, onde o profissional médico, especialista, está menos disponível. Esse assunto é muito discutido e pouco se avançou em todo o Brasil, por isso, penso que a Cassems desenvolve uma importante função social a que se destina, cuidando da vida de seus mais de 200 mil beneficiários nestes 15 anos", pontua Feltrin.

A beneficiária Mara Regina da Silva Santos foi atendida em Corumbá e destaca a importância do programa para a população do interior, que é a que mais sofre com a escassez de médicos. "Acho de suma importância a vinda de especialistas para o interior. O deslocamento para Campo Grande não é fácil por motivos de trabalho. Então, quando ele vem atender aqui na nossa cidade, fica mais fácil. Então, para mim, é um programa muito importante", conta Mara.

Lenice de Lima e Silva, também de Corumbá, foi atendida pela primeira vez pelo programa e elogia a gama de especialistas que ele oferece. "Eu fiquei surpresa, É a primeira vez que sou atendida pelo programa e fiquei surpresa. Eu morava em Campo Grande e não precisava desse tipo de atendimento, ao me mudar para Corumbá ouvi falar do programa e procurei atendimento. Estava procurando um especialista que até em Campo Grande é difícil de encontrar e o encontrei aqui oferecendo atendimento. Achei uma iniciativa fantástica", afirma Lenice.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. "Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior", ressalta.

Leia Também

Vacinas para pets podem ter variação de 250%, revela Procon-MS
Cidade Morena
Vacinas para pets podem ter variação de 250%, revela Procon-MS
Com mais 99 casos, Mato Grosso do Sul bate novo recorde do coronavírus em 24h
Saúde
Com mais 99 casos, Mato Grosso do Sul bate novo recorde do coronavírus em 24h
Com isolamento social e toque de recolher, MS tem redução de furtos e roubos
Polícia
Com isolamento social e toque de recolher, MS tem redução de furtos e roubos
Procurando emprego? Mesmo com pandemia, MS tem 377 vagas na Funtrab
Oportunidades
Procurando emprego? Mesmo com pandemia, MS tem 377 vagas na Funtrab