Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Interior

"Cassems Itinerante" leva endocrinologista até Naviraí no próximo sábado

31 agosto 2016 - 16h22Por Assessoria

O programa de assistência à saúde Cassems Itinerante realiza mais uma viagem levando atendimento especializado ao interior. Desta vez, a endocrinologista Lara Cristina Leite Rubio atende em Naviraí no próximo sábado (03).

Criado para amenizar as dificuldades da população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, o programa atual pontual, mas eficazmente, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

Desde o início deste ano, o programa já atendeu mais de 2.500 beneficiários e, segundo a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso desse programa depende muito da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. Segundo ela, é feito um levantamento sobre a demanda de cada Unidade Regional da Caixa dos Servidores.

"Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários", conta a diretora.

Um dos médicos que atendem no "Cassems Itinerante", o neurocirurgião Eurico Feltrin salienta a importância do programa para a população do interior. "Vejo que a Cassems, com a realização do Cassems Itinerante, avança de forma pioneira para o interior do Estado, onde o profissional médico, especialista, está menos disponível. Esse assunto é muito discutido e pouco se avançou em todo o Brasil, por isso, penso que a Cassems desenvolve uma importante função social a que se destina, cuidando da vida de seus mais de 200 mil beneficiários nestes 15 anos", pontua Feltrin.

A beneficiária Mara Regina da Silva Santos foi atendida em Corumbá e destaca a importância do programa para a população do interior, que é a que mais sofre com a escassez de médicos. "Acho de suma importância a vinda de especialistas para o interior. O deslocamento para Campo Grande não é fácil por motivos de trabalho. Então, quando ele vem atender aqui na nossa cidade, fica mais fácil. Então, para mim, é um programa muito importante", conta Mara.

Lenice de Lima e Silva, também de Corumbá, foi atendida pela primeira vez pelo programa e elogia a gama de especialistas que ele oferece. "Eu fiquei surpresa, É a primeira vez que sou atendida pelo programa e fiquei surpresa. Eu morava em Campo Grande e não precisava desse tipo de atendimento, ao me mudar para Corumbá ouvi falar do programa e procurei atendimento. Estava procurando um especialista que até em Campo Grande é difícil de encontrar e o encontrei aqui oferecendo atendimento. Achei uma iniciativa fantástica", afirma Lenice.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. "Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior", ressalta.