Uma tentativa de rebelião na Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul, a 337 km de Campo Grande, deixou as celas do local em cenário de destruição. Os momentos tensos aconteceram na noite de sexta-feira (21) e teriam sido iniciados por um homem que acabava de ser preso por comportamento violento nas ruas da cidade.
Conforme o site de notícias Jovem Sul News, os policiais civis de plantão relataram que o homem, sem documentos, mas identificado como Cristiano Paulo Costa, 26 anos (foto abaixo), perambulava pelas ruas assustando as pessoas com uma cobra em uma garrafa, morta em álcool. Ao chegar à delegacia, ele teria incentivado a tensão no local.
Os demais detidos então quebraram os beliches de concreto das celas e, com pedras, arrombaram a tela de proteção, tentaram quebrar os cadeados das portas e atiraram contra os policiais que se aproximavam. Os policiais utilizaram duas tampas de capô de carro como escudo, spray de pimenta e várias bombas de efeito moral para controlar os rebelados.
A Polícia Militar entrou em ação com a equipe do COB (Comando de Operações do Bolsão), patrulheiros de serviço e reforço daqueles que estavam de folga. No total,10 militares e cinco policiais civis agiram por mais de duas horas e meia.
Os 21 envolvidos, entre eles um menor de idade e uma mulher, foram colocados em camburões e só depois houve controle da situação. Esta foi a primeira rebelião que os policiais enfrentam no novo prédio da Delegacia, inaugurado em setembro deste ano.