O acidente aéreo que matou quatro pessoas na noite desta terça-feira (23), em uma fazenda no Pantanal, repercutiu nacionalmente e mobilizou manifestações de pesar de autoridades brasileiras. Entre as vítimas estão o arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, referência internacional no conceito de cidades-esponja, e os documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., além do piloto Marcelo Pereira de Barros, proprietário da aeronave.
Em nota, o presidente Lula lamentou a tragédia. "Foi com tristeza e consternação que recebi a notícia do desastre aéreo ocorrido no Pantanal no início da noite desta terça-feira, 23 de setembro. A tragédia, infelizmente, custou as vidas do piloto Marcelo Pereira de Barros, dos documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr e do arquiteto chinês Kongjian Yu. Em tempos de mudança climática, Kongjian Yu se tornou uma referência mundial com as cidades esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: algo que queremos – e precisamos – para o futuro. A todos os amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas, deixo meus mais profundos sentimentos".
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância global da trajetória de Kongjian Yu e o impacto da perda para o urbanismo sustentável.
"Recebi com tristeza a notícia da queda de um avião, no Pantanal, que vitimou o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. O professor Yu se notabilizou pela criação do conceito de cidades-esponjas, com contribuições notáveis para o urbanismo sustentável, a preservação da biodiversidade e a proteção do planeta. Seu legado continuará inspirando todos que se dedicam à causa ecológica. Meus mais profundos sentimentos aos familiares de Yu e ao povo chinês, assim como aos amigos e parentes dos cineastas e do piloto Marcelo Pereira de Barros", escreveu Alckmin.
A deputada federal Camila Jara (PT-MS) ressaltou o peso da tragédia para o Pantanal. "Que notícia triste para o Brasil e para o mundo a partida precoce dos brasileiros Luiz Feres, Rubens Crispim e Marcelo Pereira e do arquiteto chinês Kongjian Yu. A tragédia, justamente enquanto filmavam a região, enluta a família pantaneira. Yu deixa um legado de integração entre cidade e natureza, futuro inescapável da vida em sociedade em tempos de mudanças climáticas. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte o coração de familiares e amigos".
Já a ex-ministra da Agricultura e senadora Tereza Cristina (PP-MS) manifestou solidariedade às famílias das vítimas e à Embaixada da China. "Com profundo pesar, recebo a notícia do trágico acidente aéreo no Pantanal que vitimou o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial nas 'cidades-esponja', o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros. Minha solidariedade às famílias, aos amigos e à Embaixa da China".
O CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) manifestou profundo pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu. "O Brasil teve a honra de receber Kongjian Yu na abertura da Conferência Internacional CAU 2025, onde compartilhou com milhares de profissionais sua visão transformadora para as cidades do futuro. Sua obra deixa um legado de compromisso com a sustentabilidade, a paisagem e a vida urbana. O CAU/BR se solidariza com a família, amigos e colegas do arquiteto.", frisa a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden.
O avião de pequeno porte caiu em área de difícil acesso da Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, e explodiu após o impacto. As causas do acidente estão sob investigação. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Dracco atuaram no resgate, realizado ainda durante a madrugada de quarta-feira (24).









