Menu
domingo, 28 de novembro de 2021 Campo Grande/MS
ALMS - NOVEMBRO
Interior

Educadores de Dourados participarão de greve nacional na quinta-feira

15 março 2016 - 10h56Por Dourados News
Educadores de Dourados participarão de greve nacional na quinta-feira

Em Dourados, os educadores das redes estadual e municipal irão paralisar as atividades na próxima quinta-feira, dia 17 de março, em adesão à greve nacional convocada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), no dia 3.

Os educadores optaram por aderir apenas neste dia para não prejudicar o calendário escolar. A CNTE convocou a greve nacional para os dias 15, 16 e 17 como um ato em defesa da educação pública e contra a retirada de direitos dos trabalhadores dessa área.

As pautas da mobilização são o cumprimento da lei do Piso, contra a terceirização do ensino público, contra a entrega das escolas às OSs (Organizações Sociais), o parcelamento de salários, a militarização e a reorganização das escolas públicas.

Na cidade, neste dia de paralisação, será realizado no período da manhã um seminário com o secretário de Comunicação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Roni Anderson Barbosa, às 8h no auditório do Simted. O tema é a privatização da Petrobras e os reflexos negativos na educação, e terá como debatedor o professor doutor em história, Damião Duque de Farias, ex-reitor da UFGD.

No período da tarde, será realizado um ato público em defesa da educação na praça central, às 15h. O Simted convoca todos os educadores da cidade a participarem das atividades programadas para este dia.

O movimento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os riscos que a educação pública está correndo, com os projetos de terceirização tramitando no Congresso Nacional e outras tentativas de retiradas de direitos dos trabalhadores em educação.