A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

07/01/2020 13:42

A+ A-

Escorpiões e serpentes são responsáveis por quase 80% dos acidentes em Dourados

Em 2019, foram 57 ocorrências na cidade

O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados divulgou alerta sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos, mais comuns em época chuvosa e quente de verão. Ao longo de 2019, foram 57 ocorrências no município, a maioria com cobras.

O Dourados News divulgou que, ano passado, houve um acidente com abelhas, quatro com lagartas, oito acidentes com aranhas, 21 com escorpiões e 23 com serpentes, sendo que esses dois últimos somam quase 80% dos casos.

O enfermeiro Edvan Marcelo M. Marques e o farmacêutico Emerson Eduardo Correa detalham que, no ano passado, foram utilizados 184 frascos de soros antipeçonhas para os diversos casos atendidos, notificados e tratados pelo Núcleo Municipal de Imunização por meio das Unidades Sentinelas, hospitais e UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento).

Em caso de acidente com animais peçonhentos deve-se procurar atendimento médico imediatamente. “Em Dourados, dispomos do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA para esses tipos de atendimentos, ambos com serviços 24hs. Além é claro do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, através do número 192, em casos que necessitem de atendimento in loco”, detalham.

Para evitar acidentes com animais peçonhentos terrestres, o Departamento de Vigilância em Saúde recomenda utilizar botas de cano alto e perneiras em atividades em áreas de matas, como trilhas, e não colocar as mãos em tocas, frestas, buracos na terra, ocos de árvores, e etc. Indica ainda a utilização de instrumento de proteção (luvas, enxadas, cabo de vassoura etc.) caso necessária a inspeção.

“Caso encontre colmeias/vespeiros em áreas sob risco de acidente, contate a autoridade local competente para a remoção; inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e rosto, roupas de cama, pano de chão e tapetes antes de usá-los e evite pendurar roupas fora dos armários”, elencam.

Também há recomendação para afastar camas e berços das paredes e antes de dormir, inspecionar os cômodos da casa, principalmente camas, locais escuros, para verificar a presença de aranhas ou escorpiões, pois a noite estes animais são mais ativos, e em caso de enchentes, evitar o contato com a água.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024