Homem de 24 anos foi multado e preso, na noite de quinta-feira (22), em Mundo Novo, distante 458 quilômetros de Campo Grande, após ser flagrado contrabandeando quase meia tonelada de agrotóxico vindo do Paraguai.
De acordo com a Polícia Militar, o acusado é residente do município e foi visto por PMs transportando os produtos irregulares.
Ao notar a presença dos militares, o suspeito iniciou fuga e foi perseguido pelas ruas da cidade.
Entretanto, após algumas quadras, os agentes atiraram no pneu do veículo, um Chevrolet/Meriva, e conseguiram parar e deter o acusado.
Com ele foram encontrados 400 quilos de agrotóxico contrabandeado do Paraguai, proibido no Brasil.
Além de preso, ele foi multado pela Polícia Militar Ambiental em R$ 28 mil. O Imasul efetuará o julgamento da multa, depois da possível defesa do autuado.
Além do crime de contrabando, o infrator também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605 que diz: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos.
A pena é de um a quatro anos de reclusão, só pelo crime ambiental.
No veículo havia 35 caixas de agrotóxicos, 12 pneus, isqueiros e caixas de chicletes. Todo o produto ilegal e o veículo foram apreendidos.








