A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Interior

24/10/2021 13:48

A+ A-

Instituto amplia monitoramento de onças-pintadas em Corumbá

A intenção é garantir a segurança dos animais e também da população

Novas câmeras de segurança foram implementadas pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro) entre os municípios de Corumbá e Ladário, região onde onças-pintadas foram vistas e o monitoramento permite intensificar a segurança dos animais e também da população.

Os felinos foram vistos nas margens que ficam ao lado do rio Paraguai.

Nas áreas de monitoramento, o instituto colocou repelentes luminosos, câmeras trap e sensores de movimento. Nesse sentido será possível ter informações referentes a rotina dos animais e, também, evitar que seres humanos frequentem o local.

Essa iniciativa de garantir a segurança das onças-pintadas acontece após o IHP receber denúncias anônimas de uma possível ação de caçadores na região.

De acordo com o médico-veterinário do IHP, Diego Viana, as onças-pintadas têm ocupado a região próxima ao perímetro urbano por conta dos incêndios florestais que atingiram o Pantanal e, também, da seca. 

“Esta é uma área de mata ciliar que não foi atingida pelo fogo, está preservada e reúne animais como capivaras, ariranhas e jacarés, que são presas das onças. Além disso, com a seca, a disponibilidade de água e alimento em outras regiões foi afetada, o que também atrai estes animais para essa região”, explica.

Viana reforça, ainda, que, apesar do avistamento das onças-pintadas ter ocorrido na região próxima a Corumbá e Ladário, não significa que os animais fiquem só ali. “Um animal macho pode circular por uma área que chega a 120 km², enquanto a fêmea chega a ocupar um espaço de 80 km². Então, é, em alguns momentos, do dia ou da semana, que ocupam esta área”, afirma.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024