A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

05/07/2022 18:52

A+ A-

Justiça nega pedido de fazendeiro e mantém indígenas na retomada de terra em Amambai 

Essa é uma decisão considera histórica no estado de Mato Grosso do Sul

Justiça nega pedido de fazendeiro e mantém indígenas na retomada de terra em Amambai 
A Justiça Federal de Ponta Porã, indefiriu, nesta segunda-feira (4), um pedido para despejar os índios Guarani e Kaiowá da retomada de Guapo’y, em Amambai (MS),  a 351 quilômetros de Campo Grande.

A solicitação foi feita pelo proprietário da fazenda que ocupa, atualmente, a região.

No texto da decisão, o juiz diz que "foram colhidos elementos mais do que convincentes a respeito da relevância da discussão promovida pela comunidade indígena, o que justifica pelo menos que recebam a proteção integral e atenção às suas reivindicações". O processo continuará em andamento.

Essa é uma decisão considera histórica no estado de Mato Grosso do Sul.

Disputa

Conforme apurado pelo TopMídiaNews, uma propriedade rural privada, denominada pelos índios como ''Território Guapoy'', é alvo de disputa entre fazendeiros e os nativos. Eles já teriam ocupado a propriedade, mas foram despejados. 

Na manhã do dia 24 de junho, um comboio do BPChoque foi acionado para cumprir reintegração de posse, mas os indígenas resistiram. Os nativos estavam armados com flechas e também armas de fogo. Eles usaram maquinários agrícolas como barricadas, para evitar ação policial. 

Os indígenas alegam que parte do território em questão pertencia a seus ancestrais, por isso classificam a ação como ''ocupação'' e ''retomada''. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024