A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

14/05/2022 18:50

A+ A-

MPF pede bloqueio de R$ 1,5 milhão de verbas públicas de Dourados para implantação de UTIs neonatais

Bloqueio atingiria União, Estado de MS e o município de Dourados

O Ministério Público Federal requereu à Justiça, o bloqueio de R$ 1,5 milhão em verbas públicas até que sejam implantados leitos de UTI neonatal no município de Dourados. 

De acordo com o MPF, oito novos leitos devem ser implantados e, as verbas bloqueadas fazem parte da União, do estado de Mato Grosso do Sul e da cidade de Dourados. 

O hospital universitário relata, desde janeiro desse ano, situações de superlotação na UTI neonatal. 

Há, ainda, uma ação que cobra a implantação dos leitos desde 2014. Em decisão liminar proferida em julho de 2021, a Justiça Federal estipulou o prazo de nove meses para que Município, Estado e União adotassem as medidas administrativas necessárias para oferecer à macrorregião de Dourados, no mínimo, oito novos leitos de UTI neonatal. O prazo se esgotou e, até o momento, não houve a adoção de qualquer medida concreta e efetiva para a implantação desses leitos.

Além disso, os leitos em hospitais da rede privada também não estão comportando a demanda, sendo insuficientes para a população. 

Com a situação, o hospital precisou atender os recém-nascidos acima de sua capacidade operacional, em leitos improvisados na UTI adulto, com transferência precoce de bebês para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) a fim de liberar leitos na UTI neonatal. Além, é claro, da sobrecarga de trabalho da equipe responsável pelos atendimentos.

Para o MPF, os fatos narrados, especialmente as condutas omissivas do município, do Estado de MS e da União, exigem “a adoção de medidas coercitivas severas para assegurar a efetividade das decisões judiciais, reiteradamente descumpridas, e o direito fundamental à saúde e à vida dos recém-nascidos que necessitam de leitos de UTI Neonatal, colocado em risco pela mora do Estado na solução do problema discutido no processo”.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024