Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Interior

Norte-americanas ministram aulas de inglês na UFMS

Curso é uma das ações desenvolvidas dentro projeto do curso de Letras

13 maio 2019 - 17h47Por UFMS

Quatro norte-americanas estão ministrando aulas de língua inglesa para acadêmicos e servidores do campus da UFMS em Três Lagoas. O curso é uma das ações desenvolvidas dentro projeto do curso de Letras – Português/Inglês selecionado no Programa Capes/Fullbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA).

Participam do curso 57 acadêmicos e servidores, divididos em duas turmas de inglês iniciante e avançado. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 17h15 às 18h15, na unidade 2. De acordo com o coordenador do projeto, professor Fabrício Ono, o campus de Três Lagoas foi o único do Estado contemplado pelo Programa na edição 2018/2019.

Os English Teaching Assistants são jovens norte-americanos, bolsistas da Fulbright, selecionados com as habilidades necessárias para ser instrutores de inglês. A UFMS recebe, nesse ano, as bolsistas Hannah Lougheed, Addie Eliades, Jazmin Guardado e Adjoa Andoh. Elas vieram de Pensilvânia, Virgínia, Califórnia e Indiana. O programa Fulbright, o mais tradicional programa de intercâmbio educacional do governo dos EUA, foi criado em 1946 e se destaca mundialmente pelo rigor na seleção de seus bolsistas, que se caracterizam pelo comprometimento com a internacionalização da educação superior.

Os editais selecionam projetos de instituições de ensino superior brasileiras, públicas ou privadas, que busquem elevar a qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, língua inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.

“Em 2018 recebemos três assistentes norte-americanas. A presença delas têm movimentado bastante, não apenas o curso de Letras, mas também a cidade”, comenta Fabrício. Além do curso, elas auxiliam também as disciplinas de língua inglesa ministradas na graduação.

Outra ação é o English Club, um espaço não formal para prática de conversação em língua inglesa aberto a comunidade interna e externa, que acontece às quintas-feiras , das 17h30 às 19h, na Unidade I, sala 1005. Segundo o coordenador, há previsão de oferecer, em breve, um curso de redação acadêmica em inglês.

Mais informações sobre as ações do projeto podem ser obtidas pelo e-mail ufmsetas@gmail.com.