A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

26/12/2019 17:36

A+ A-

Operação da PMA e Ibama apreende 180 papagaios e detém seis suspeitos

Suspeitos podem pagar multa de R$ 755 mil

Operação Bocaiúva, da Polícia Militar Ambiental com apoio de agentes do Ibama, apreenderam 185 aves, sendo 180 papagaios. A ação terminou nesta quinta-feira (26), período do fim da reprodução dessas aves. Seis suspeitos foram detidos na ação e podem responder por tráfico de animais.

Conforme a PMA, as apreensões representam alta de 27,65% em relação ao mesmo período de 2018. Naquela ocasião foram recolhidas 141 aves. Na ação deste ano, cinco das aves eram periquitos.    

Assim como no ano passado, a PMA e o órgão ambiental federal fiscalizaram o período reprodutivo das aves, que são os psitacídeos (periquitos, papagaios, araras e maritacas).

A Operação Bocaiúva envolveu 43 policiais e fiscais, desde o dia 15 de agosto e o objetivo maior era impedir a retirada de filhotes dos ninhos. Isso, porque mesmo depois de resgatados, o tratamento e o retorno das aves ao habitat natural envolvem muito dinheiro público.

Os suspeitos foram autuados em R$ 755 mil.

A região principal do problema de tráfico de papagaio e que é monitorada é basicamente a que constitui os municípios próximos às divisas com os estados de São Paulo e Paraná, como Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Três Lagoas e Brasilândia, além de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, porém, a operação está foi realizada em todo o Estado, como em 2018, quando houve redução na retirada de filhotes de papagaios no Estado.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024