A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

19/10/2015 11:13

A+ A-

Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar

O terminal Portuário de Porto Murtinho será reaberto nesta terça-feira (20) com o embarque de 6 mil toneladas de açúcar a granel, carga comercializada pela Usina Eldorado MS, com destino ao Uruguai. O ato de reabertura contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, e demais autoridades.

Após o embarque dos comboios fluviais, a carga de açúcar será transportada por 2200 km nos rios Paraguai, Paraná e Uruguay, até ser chegar à cidade de Payssandu, no Uruguai.

“Um dos compromissos que assumimos na gestão do governador Reinaldo Azambuja é o de trabalhar para que nossas commodities tenham um preço competitivo para exportação. Nesse sentido, a reativação do terminal de Porto Murtinho é fundamental. Nós estamos reativando um importante ponto de escoamento da produção de Mato Grosso do Sul. A meta do governo do Estado é otimizar ao máximo a malha logística existente, seja rodovia, ferrovia e hidrovia, para o efetivo desenvolvimento de uma estrutura intermodal de escoamento para o mercado externo”, diz o secretário Jaime Verruck.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) ressalta os esforços que o governo do Estado tem promovido para a retomada do transporte ferroviário em Mato Groso do Sul e também para a reativação e melhor aproveitamento de outros portos existentes no Estado, como os de Bataguassu e Corumbá.

“Já iniciamos as tratativas com o governo federal e demais agentes envolvidos. Estamos buscando empreendedores e fazendo o que compete à administração estadual. No caso de Porto Murtinho, teremos um programa de incentivos fiscais para a operação do terminal portuário, dessa forma daremos condições favoráveis para que os produtos que forem escoados pelo local tenham competitividade no mercado internacional”, informou Verruck.

A estimativa do Governo do Estado, segundo o secretário, é de que, após a reabertura do terminal de Porto Murtinho, sejam escoadas 300 mil toneladas pelo local no ano de 2016.

Sobre o carregamento de açúcar que será embarcado, o diretor da Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM) Michel Chaim, informou que “além destas 6 mil toneladas iniciais também estão previstas outras 40 mil toneladas para serem escoadas por Porto Murtinho no transcurso de 2015. Esta operação é mais do que simbólica, pois servirá para desmitificar todas as dúvidas sobre a capacidade técnica e habilitação jurídica do terminal para operar”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024