TJMS dezembro
Menu
Busca segunda, 09 de dezembro de 2019
Interior

Trio sofre queimaduras após utilizar álcool para acender chapa de bife

Os três rapazes foram atingidos pelas chamas na região da face, pescoço e partes do corpo

15 julho 2019 - 13h27Por Da redação/Diário Corumbaense

Três homens foram internados na Santa casa de Corumbá, em estado grave, após serem atingidos por fogo neste domingo (14), durante um churrasco. Dois deles, irmãos de 26 e 28 anos, foram direto para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). 

Os três estavam com um grupo de pessoas participando de um churrasco, depois de assistirem a jogo de futebol. Ao acender o fogo de uma chapa para fritar bife, eles utilizaram álcool, o que acabou causando uma explosão. As três vítimas foram atingidas pelas chamas na região da face, pescoço e partes do corpo.

“No caso dos dois que estão internados no CTI, o estado de saúde é grave. Ao darem entrada na madrugada de domingo, tiveram que ser  entubados, porque houve queimaduras na face. Um deles tem cerca de 40% do corpo queimado e o outro, 18%. A partir de agora os cuidados são com infecções, hidratação e nutrição dos dois, ainda mais devido aos ferimentos”, explicou a este Diário, Manoel João da Costa Oliveira que é diretor técnico da Santa Casa e médico plantonista do CTI.

Já o terceiro paciente foi encaminhado para internação na enfermaria da Santa Casa, não sendo necessária a transferência para o CTI, porém apresenta ferimentos no rosto e pescoço também. Por enquanto, segundo Manoel João, não há necessidade de transferência dos pacientes para Campo Grande. Em Corumbá, é o segundo caso envolvendo queimaduras este ano, conforme o Corpo de Bombeiros. O primeiro foi o de uma mulher que se queimou depois que uma panela de óleo quente caiu sobre ela. 

Recomendações

Nunca utilize líquidos inflamáveis para acender a churrasqueira, como álcool, querosene ou gasolina, pois estes líquidos são voláteis e liberam vapores combustíveis que tendem a se concentrar e no momento em que entram em contato com a faísca ou o fósforo podem vir a explodir, causando queimaduras, principalmente, na região da face. Outra orientação é não jogar líquidos quando o fogo já está aceso, onde há maior risco de explosões, alerta o Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá.

Para acender fogueiras ou churrasqueiras, prefira os tabletes acendedores e álcool gel. Outras opções são usar gravetos secos na base do carvão, caixa de ovos, azeite, pinha do pinheiro ou fazer um “vulcão” com jornal enroscado em torno de uma garrafa. Coloque no centro da churrasqueira e deposite o carvão na volta. Depois, usando outro papel, acenda o vulcão.

Em caso de acidente, lave o local com água limpa corrente e proteja a parte ferida com papel laminado ou pano úmido. Não passe nenhum produto sobre a queimadura.