Campo Grande

19/12/2018 13:10

Com vendas em baixa, comércio fica sem contratar temporários e reduz empregos na Capital

Pesquisa realizada pelo Itop mostra que os vendedores tiveram movimento bem maior no ano passado

19/12/2018 às 13:10 | Atualizado 20/12/2018 às 07:30 Dany Nascimento
Wesley Ortiz

Os comerciantes de Campo Grande não estão nada contentes com as vendas no último mês de 2018 e alegam que, no ano anterior, as vendas estavam melhores. Na pesquisa lançada pelo Itop (Instituto TopMídia de Pesquisa), 52% de 160 comerciantes entrevistados classificam as vendas como piores, comparadas ao mesmo período em 2017.

Conforme a pesquisa, realizada entre os dias 3 e 8 de dezembro, 27% dos entrevistados acreditam que o cenário é o mesmo. Eles destacam que nada mudou e o movimento no comércio não tem diferença ao ano passado. Já 21% dos entrevistados afirma que o movimento cresceu e as vendas estão melhores.

Além disso, a maioria dos campo-grandenses afirma que não pretende aumentar o número de funcionários durante as festas de fim de ano, devido ao movimento ruim do comércio. Isso significa que 54% dos comerciantes garante que não contrata novos funcionários, nem mesmo de forma temporária.

Um total de 44% afirma que viu necessidade de contratar novos funcionários, mas ressalta que terá um número menor de trabalhadores comparado ao ano passado.

A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95% sobre os resultados. Vale destacar que não foram realizadas entrevistas com comerciantes e clientes dos shoppings Center de Campo Grande porque a equipe não foi autorizada a realizar abordagens dentro desses estabelecimentos comerciais.

A pesquisa foi realizada com comerciantes do centro, do Camelódromo e dos comerciantes que atuam nos bairros do município.