Campo Grande

20/02/2019 10:12

'Capa preta': homem anda de beca na rua e desperta curiosidade de leitor em Campo Grande

Homem saía do Fórum na região central da Capital

20/02/2019 às 10:12 | Atualizado 21/02/2019 às 08:36 Thiago de Souza
Repórter Top

A saída de um homem de beca na calçada do Fórum de Campo Grande, na rua Barão do Rio Branco, foi registrada por um leitor do TopMídiaNews. O vestuário chamou a atenção por ser parecido com a toga, tradicional veste dos juízes.

O leitor, que preferiu não se identificar, registrou o ''passeio'' do homem em fotos. Como ele estava de costas, não foi possível identificá-lo.

Conforme pesquisado em reportagens do site G1, a toga é uma vestimenta exclusiva dos magistrados. Já outros atuantes do ramo do direito usam a beca. Conforme a notícia, essa peça de roupa começou a ser usada na Roma Antiga – antes de Cristo – e é um dos símbolos da magistratura.

“A [Toga] alerta, no juiz, a lembrança de seu sacerdócio. E incute no povo, pela solenidade, respeito maior aos atos judiciários”, sintetizou o ex-ministro Mário Guimarães no livro “O juiz e a função jurisdicional”.

Apesar de inusitado, a assessoria do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) destaca que não se trata de um juiz. Pela presença de pessoas ao lado do homem, é possível que ele seja um advogado de defesa, que usa a beca para sustentações orais diante do júri.

* Matéria editada às 8h36 de 21/2 para correção de informações. Trata-se de uma beca e não uma toga como dito anteriormente. Ou seja, não pode ser de um magistrado.