Interior

há 5 anos

Festa da Farinha de Anastácio aquece economia e mostra tradição dos 'nordestinos de MS'

Festividade, feita por agricultores familiares, terá shows musicais, entre eles Cezar & Paulinho

26/04/2019 às 16:20 | Atualizado 27/04/2019 às 09:33 Thiago de Souza
Divulgação assessoria

A Festa da Farinha de Anastácio, que acontece nos dias 3 e 4 de maio deste ano, chega a sua 14ª edição e é um prato cheio para quem aprecia a boa culinária e a tradição nordestina fincada em Mato Grosso Sul. Além de atrações musicais, como Cézar & Paulinho, a festa tem a importância socioeconômica, já que é realizada por agricultores familiares da região.

Um dos exemplos da tradição em produzir a farinha em Anastácio é José Lúcio Neto, 54 anos, conhecido como ''Zé Branco''. Ele herdou a atividade do avô e do pai. Hoje, dos seis irmãos, ele é o único que toca o trabalho para produzir o alimento.

Apesar do avanço tecnológico na produção de alimentos, Zé Branco, cuja esposa também é farinheira, prefere manter a produção artesanalmente, tudo para manter o padrão de qualidade da farinha. Ele lembra que isso é uma exigência própria e de sua clientela, que não aderiu ao modo industrial de preparação.

Farinha é preparada de modo artesanal, diz Zé Branco. (Foto: Divulgação assessoria)

Para torrar a farinha, mostra Zé Branco, são duas horas e meia direto de manejo, que é feito com uma espécie de rodo. Depois de pronto, o agricultor abastece comerciantes que produzem tapioca, por exemplo. Ele também vende a farinha e outros itens na feira da agricultura familiar, que ocorre todas as sextas-feiras, em Anastácio.

A Festa da Farinha é o maior evento da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, conforme a Prefeitura de Anastácio, onde todos os produtos cultivados pelos chacareiros são vendidos na festividade.

Neste ano, além de Cezar & Paulinho, no dia 4 de maio, a festança terá a presença da dupla João Neto & Frederico, no dia 3 e de Caju & Castanha, nos dois dias. Os shows são gratuitos.

Farinha e muita música esperam visitantes em Anastácio. (Foto: Divulgação assessoria)