Política

04/06/2019 11:16

Encontro de Moro com presidente do Paraguai não tem data, diz assessoria

Ministro se encontraria com presidente paraguaio para traçar metas de combate ao tráfico de drogas

04/06/2019 às 11:16 | Atualizado 04/06/2019 às 11:16 Rodson Willyams
Ministro Sérgio Moro. - Reprodução / Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro não tem data prevista para se encontrar com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.

Moro e Abdo iriam se encontrar nesta terça-feira (4), na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, mas devido ao mau tempo, o ministro não conseguiu pousar em Ponta Porã, cidade distante 334 km de Campo Grande.

Na ocasião, o encontro aconteceria na sede da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), onde seria discutida a Operação Nova Aliança, projeto criado entre os países que prevê o combate ao tráfico de drogas e armas.

Segundo informações da Senad do governo paraguaio, a Operação Nova Aliança tem como objetivo reunir  esforços do Paraguai e do Brasil na responsabilidade compartilhada contra a produção e tráfico de maconha na região, o que também aumenta o interesse da Argentina em cumprir as ações operacionais para a eliminação de cultivos ilícitos, uma fonte primária de financiamento criminal. 

O governo paraguaio chegou a informou que a Senad e a Polícia Federal do Brasil construíram, ao longo de décadas, uma linha consolidada de integração que relatou o estouro de poderosos esquemas de tráfico com alcance transnacional.

Esta modalidade de intervenção irá permitir ampliar a capacidade cooperativa e os resultados no campo. Além disso, permite uma economia de recursos para o estado paraguaio.