A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

03/06/2019 09:30

A+ A-

OPERAÇÃO NOVA ALIANÇA: Moro chega em MS e se encontra com presidente do Paraguai

Reunião acontece na cidade de Pedro Juan Caballero; Ministro desembarca em Ponta Porã

O Ministro da Justiça Sérgio Moro deve desembarcar às 12 horas em Ponta Porã, município distante 334 km de Campo Grande, e de lá deve seguir de carro até a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. Hoje ele encontra com o presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez.

O encontro acontece na sede da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), onde será discutido a Operação Nova Aliança, projeto criado entre os países que prevê o combate ao tráfico de drogas e armas.

Além do presidente paraguaio, Moro deve se encontrar com os ministros de Segurança Arnaldo Giuzzio, do Paraguai e com Patricia Bullrich, da Argentina. Na divisa com Ponta Porã, a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero foi escolhida por se considerada uma das principais portas de entrada de drogas e armas no país.

Tanto em Ponta Porã como em Pedro Juan, as cidades têm ganhado ares de guerra com recorrentes execuções, tiroteios, tráficos de drogas e armas. Um dos casos registrados neste final de semana foi a morte de uma criança de quatro anos executada junto com o tio.

A violência ganhou força depois da morte do traficante Jorge Rafaat e desde então, facções criminosas atuam na região em que disputam o controle do local.

 Operação Nova Aliança

Segundo informações da Senad do governo paraguaio, a Operação Nova Aliança será a reunião de  esforços do Paraguai e do Brasil na responsabilidade compartilhada contra a produção e tráfico de maconha na região, o que também aumenta o interesse da Argentina em cumprir as ações operacionais para a eliminação de cultivos ilícitos, uma fonte primária de financiamento criminal. 

A Senad e a Polícia Federal do Brasil construíram, ao longo de décadas, uma linha consolidada de integração que relatou o estouro de poderosos esquemas de tráfico com alcance transnacional.

Esta modalidade de intervenção permite ampliar a capacidade cooperativa e os resultados no campo. Além disso, permite uma economia de recursos para o estado paraguaio. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024