Política

10/06/2019 16:02

Vai ganhar R$ 8 mil: Tio Trutis emprega irmão de deputado do PSL/RJ na Câmara

Ramiro Laterça é advogado e já atuou no Itamaraty, conforme o deputado de MS

10/06/2019 às 16:02 | Atualizado 11/06/2019 às 08:18 Thiago de Souza
Wesley Ortiz - arquivo

O deputado federal Tio Trutis (PSL/MS) contratou Ramiro Laterça de Almeida, irmão do deputado federal do PSL/RJ, Felício Laterça, para atuar em seu gabinete na Câmara dos Deputados como secretário parlamentar.  

A nomeação, código SP20, segundo Diário Oficial da União, ocorreu no dia 10 de junho deste ano. O novo secretário parlamentar de Trutis é advogado e receberá salário líquido de R$ 8.046, conforme o portal da Câmara dos Deputados.

''Ramiro é doutor em Direito e formado também em relações exteriores e fala seis idiomas. Eu sou da Comissão de Relações Exteriores e presidente de oito grupos parlamentares entre amizade Brasil, Catar, Nova Zelândia, República Tcheca, Filipinas, Indonésia e sou membro de outros...'', justificou a contratação o Tio Trutis.  

O deputado por MS justificou também que o secretário parlamentar já foi do Itamaraty e irá receber salário bem abaixo do que na iniciativa privada. Ele destacou que a contratação não foi indicação do colega de bancada e que Ramiro distribuiu currículos em todo o anexo III da Câmara dos Deputados.

''Acho tudo perfeitamente legal. O deputado Felício Laterça não está empregando ninguém da minha família no gabinete dele. Acho que [Ramiro] não pode ser penalizado pelo irmão dele ser um delegado da Polícia Federal e deputado federal...''.

Conforme a legislação, nenhum parlamentar pode empregar parentes no próprio gabinete. Por isso, quando há nomeação de parentes de políticos em gabinetes, eleitores sempre fazem questionamentos.