Cidades

08/11/2019 15:00

Santa Casa será primeiro hospital a fazer transplante de medula óssea em Campo Grande

Em Mato Grosso do Sul, os pacientes que precisam de transplante precisam se deslocar até Jaú, interior de São Paulo

08/11/2019 às 15:00 | Atualizado 09/11/2019 às 07:01 Nathalia Pelzl
André de Abreu

Em 2020, a Santa Casa de Campo Grande vai ser o segundo hospital do Centro-Oeste a realizar transplante de medula óssea. A informação foi repassada pelo presidente Esacheu Nascimento, nesta sexta-feira (8).

O centro de coleta vai ser no antigo setor de oncologia da unidade, que também receberá o banco de sangue. Em Mato Grosso do Sul, os pacientes que precisam deste tipo de transplante precisam se deslocar até Jaú, interior de São Paulo.

A expectativa, segundo Esacheu, é que os transplantes comecem a ser realizados até o final do primeiro trimestre de 2020. Na região do Centro-Oeste, apenas Brasília realiza o procedimento atualmente.

Transplante de coração

Descredenciada desde 2013, a Santa Casa de Campo Grande vai voltar a fazer captação e transplantes de coração. Até então, apenas transplantes de rins e córneas eram realizados no hospital. Agora, a partir deste mês, os pacientes podem procurar  a unidade, segundo o presidente Esacheu.

“Estamos habilitados desde abril, mas é uma dificuldade muito grande você organizar a lista de doadores e lista de receptores também, então, precisava passar pelos nossos médicos cardiologistas e, agora, durante esse período, foi feita a lista e o entendimento com a Central de Transplante do Estado. Estamos prontos para fazer”, disse.