MAIS DE 6 MIL

05/07/2020 13:30

Recuperados de MS não usaram cloroquina, garante secretário

6,5 mil pessoas que superaram doença não fizeram uso de medicamentos contestáveis, segundo Resende

05/07/2020 às 13:30 | Atualizado 05/07/2020 às 11:01 Vinícius Squinelo
Secretário desceu a lenha em quem usa remédio - ENIVAL FERNANDEZ/AGÊNCIA PIXEL PRESS/Wesley Ortiz-TopMídiaNews

Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, apresentou uma boa notícia para todo morador do Estado: mais de 6,5 mil contaminados do novo coronavírus superaram a doença por aqui. Mas fez um forte alerta: não foi feito, em grande maioria, o uso de medicamento, segundo ele, contestáveis cientificamente.

“São 6.518 recuperados, e faço questão de dizer que a maioria deles não mostrou sintomas, mas cumpriram a quarentena de 14 dias”, afirmou Resende. “Diferente do que muitos falam, a grande maioria não fez uso de medicamento nenhum”, ressaltou.

O secretário criticou o discurso em defesa de medicamentos como ivermectina e hidroxiCloroquina. “Não existe medicamento eficiente, com base científica, diferente do que ficam falando aí, a torto e a direito, de pílulas salvadoras”, criticou, de maneira veemente.

Não existe pílula milagrosa - Geraldo Resende, secretário de Saúde

Hoje Mato Grosso do Sul tem 3.454 casos ativos, entre aqueles que estão na quarentena e os internados. Como, ao todo, são 10.089 soropositivos, 65% dos contaminados no Estado já se recuperaram.