CORONAVÍRUS

27/01/2021 11:30

Adesão de indígenas à vacinação é baixa, mas Saúde espera imunizar 90% em 30 dias

Atraso na imunização da população indígena poderia prejudicar cronograma que prevê outros grupos prioritários

27/01/2021 às 11:30 | Atualizado 27/01/2021 às 10:51 Rayani Santa Cruz
Reproduçã Facebook

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse que a população indígena de Mato Grosso do Sul será imunizada em 30 dias. Ele esteve em reunião com direção da Desei (Distrito Sanitário Especial Indígena) e problemas iniciais foram resolvidos, diz a Secretaria de Estado de Saúde.

Até sexta-feira passada, apenas 2.358 indígenas haviam recebido a vacina frente a uma população de 48.500 pessoas. Isso levantou um alerta do Ministério da Saúde, que comunicou a SES.

O secretário Geraldo Resende explicou, ontem (26), que alguns atritos iniciais sobre a logística e aplicação das vacinas foram resolvidos. Ele afirma que nos próximos dias 90% dos indígenas serão imunizados. Até o momento, 26% foram imunizados.

“Houve alguns entreveros e desacordos entre os polos de saúde indígena com os polos instalados nos municípios. Superamos isso e foi instalada uma nova modelagem para que a gente possa em 30 dias vacinar os 48.500 indígenas e usar todas as 97 mil doses em Mato Grosso do Sul. Para que nem uma dose seja extraviada por processo de má aplicação ou por processo de má acondicionamento dessas doses”.

O tal entrevero citado por Resende teria partido do próprio gestor da Desei, coronel Joe Saccenti, que estaria solicitando as vacinas das prefeituras sob ameaça de boletins de ocorrências. A preocupação das equipes das prefeituras era sobre o armazenamento adequado dos imunizantes.

Resende afirmou ainda que, após o problema, um total de 26% dos indígenas já foram vacinados, o que corresponde a mais de 12 mil.

“Até a sexta-feira às 22h tínhamos catalogados o número de 2.358 indígenas e o dirigente do Distrito Especial Indígena reportou que já vacinou 26% do total de indígenas em MS. Isso representa mais de 12 mil indígenas. Quero acreditar que nós vamos atingir a meta que é vacinar toda essa população em um prazo de 30 dias.”