A+ A-

quinta, 02 de maio de 2024

Busca

quinta, 02 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

18/11/2020 12:27

A+ A-

Enxaguantes bucais matam coronavírus em 30 segundos, aponta pesquisa

Estudo ainda vai passar por análise clínica; descoberta não é a solução, mas pode ajudar nos cuidados contra a covid-19, confira

Estudo laboratorial revelou que enxaguantes bucais podem matar o novo coronavírus em 30 segundos. A boa notícia, no entanto, não garante um novo tratamento para a doença já que o produto entra em contato apenas com a saliva e não alcança o trato respiratório ou os pulmões.

As informações são da BBC News, que ouviu cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. A descoberta ocorre antes de um ensaio clínico sobre covid-19 em pacientes do Hospital Universitário do País de Gales, que vai apresentar resultados em 2021.

Nick Claydon, especialista em periodontologia, aponta a possibilidade de incluir o enxaguante bucal na rotina das pessoas.

"Se esses resultados positivos forem refletidos no ensaio clínico da Universidade de Cardiff, enxaguantes bucais baseados em CPC (Cloreto de cetilpiridínio) podem se tornar um complemento importante à rotina das pessoas, junto com a lavagem das mãos, o distanciamento físico e o uso de máscaras, ambos agora e no futuro", diz.

O estudo afirma que enxaguantes bucais contendo pelo menos 0,07% de CPC mostraram "sinais promissores" de serem capazes de erradicar o coronavírus quando expostos ao vírus em um laboratório.

A pesquisa ainda não foi revisada, mas sustenta outro estudo recente que constatou que os bochechos com CPC são eficazes na redução da carga viral.

"Este estudo acrescenta à literatura emergente que vários enxaguantes bucais comumente disponíveis projetados para combater doenças gengivais também podem inativar o coronavírus Sars-CoV-2 (e outros coronavírus relacionados) quando testados no laboratório sob condições projetadas para simular a cavidade oral/nasal em um tubo de ensaio", aponta Richard Stanton, principal autor do levantamento.

Um ensaio clínico vai analisar agora se o enxaguante bucal ajuda a reduzir os níveis do vírus na saliva de pacientes com covid-19 no hospital de Cardiff, com resultados esperados no início do próximo ano.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também