FIEMS JUNHO

segunda, 17 de junho de 2024

Busca

segunda, 17 de junho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Oportunidades

31/07/2018 15:52

Abertas 195 vagas para o Programa Auxílio Monitoria do IFMS

Inscrições devem ser feitas entre 6 e 14 de agosto e podem participar estudantes dos cursos técnicos e de graduação dos dez campi do IFMS

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital de abertura do processo seletivo para concessão de 195 vagas no Auxílio Monitoria, referente ao 2º semestre letivo. As vagas se destinam a estudantes dos cursos técnicos e de graduação dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, distribuídas conforme a tabela abaixo. 

Podem participar discentes que estejam cursando a partir do 2º período, tenham sido aprovados nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida e declarem compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora. 

O estudante também não pode ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, nem desistido da atividade de monitoria anteriormente ou estar respondendo a Processo Disciplinar Discente. 

Inscrições - Devem ser feitas entre 6 e 14 de agosto, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do Instituto. Para isso, o interessado deve apresentar o requerimento de inscrição - disponível na Central de Seleção - e o histórico escolar parcial, para o cálculo do Coeficiente de Rendimento do estudante. 

É permitido se candidatar apenas para uma área. Caso o candidato efetue sua inscrição em mais de uma área, será considerada válida apenas a última inscrição em ordem cronológica. 

No ato da inscrição, o inscrito receberá um protocolo de confirmação dos documentos entregues. 

A lista completa das áreas de monitoria ofertadas e turnos está disponível no edital de abertura da seleção, assim como os horários de atendimento da Cerel para inscrições.

Seleção - Será realizada pelo Diretor de Ensino ou servidor por ele indicado, pelo coordenador de curso/eixo e por docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor orientador da monitoria. 

A entrevista individual com os candidatos ocorrerá entre os dias 15 a 21 de agosto. Nela, serão avaliados aspectos como o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor, a desenvoltura, entre outros, sendo atribuídas notas que vão de 0 a 10.

Para a seleção dos monitores, será considerada a média da nota da entrevista e o Coeficiente de Rendimento, considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante está concorrendo. 

A divulgação do resultado preliminar do processo seletivo está prevista para 24 de agosto. 

O valor mensal dos auxílios é de R$ 150 para estudantes do ensino técnico e de R$ 200 para os de graduação, com vigência no segundo semestre letivo, sendo a primeira parcela referente a setembro e a última a novembro de 2018. 

Monitoria - O estudante monitor selecionado desenvolverá as atividades de monitoria em período de oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias. 

Entre as atribuições dos monitores estão cumprir o plano de atividades, elaborado juntamente com o professor orientador, desenvolvendo ações compatíveis com o seu grau de conhecimento e experiência relacionados à assistência aos estudantes para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas, cooperar no atendimento e auxílio dos estudantes, visando sua adaptação e maior integração no IFMS, preencher mensalmente a ficha de frequência e elaborar semestralmente o relatório de atividades.

O estudante não classificado dentro do número de vagas para recebimento de auxílios pode voluntariar-se para a monitoria, sem contrapartida financeira. 

O monitor voluntário estará sujeito às normas do edital de seleção e do Programa de Monitoria do IFMS. Ao final de cada período, o monitor voluntário que cumprir suas atribuições adequadamente, fará jus ao certificado de monitoria voluntária.  

Campus Ensino técnico Graduação
Aquidauna 20 04
Campo Grande 22 02
Corumbá 13 04
Coxim 13 04
Dourados 17 ---
Jardim 14 ---
Naviraí 13 04
Nova Andradina 13 04
Ponta Porã 18 06
Três Lagoas 20 04

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO