A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Oportunidades

há 7 anos

A+ A-

HU-UFGD promove capacitação sobre doação e captação de órgãos e tecidos

A realização é da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) promove em novembro a segunda edição da capacitação sobre o processo de doação e captação de órgãos e tecidos para transplante.

O curso oferece 50 vagas e é direcionado a acadêmicos e profissionais de todos os setores assistenciais, internos ou externos ao HU-UFGD. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do HU-UFGD (www.huufgd.ebserh.gov.br) obedecendo ao seguinte cronograma: de 19 a 26 de outubro para o público interno do HU-UFGD; de 27 a 31 de outubro, para o público externo.

As aulas serão presenciais, divididas em cinco encontros – nos dias 4, 11, 23, e 25 de novembro e no dia 2 de dezembro, sempre das 17 às 19 horas –, no auditório do HU-UFGD. Haverá emissão de certificado aos participantes que tiverem pelo menos 75% de frequência.

A realização desta segunda edição do curso se deve à grande procura, tanto pelos profissionais do HU-UFGD quanto pelo público externo, que agora tem oportunidade de participar da capacitação. O objetivo é informar ao público sobre os procedimentos e trabalhos inerentes às CIHDOTTs frente ao processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Nas aulas, serão abordados os seguintes temas: Organização do Sistema Nacional de Transplantes; O processo de doação e transplante; Implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT); Diagnóstico de morte encefálica; Avaliação do potencial doador; Manutenção do potencial doador;  Entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos; Bioética e legislação nos transplantes; Logística da captação de múltiplos órgãos; Segurança e qualidade no processo de captação e transplante de órgãos.

O objetivo final é informar à população interessada como se organiza o Sistema Nacional de Transplante, todos os processos intra-hospitalares que envolvem a identificação do potencial doador, a abordagem da família e a captação propriamente dita. O curso visa também esclarecer todas as dúvidas existentes sobre o tema.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3410-3128 (enfermeira Cristiane) e 3410-3021 (Dra. Mirna).

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias