Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Oportunidades

MS deve abrir mais de 5 mil vagas temporárias de fim de ano e vira referência na geração de empregos

Natal é a principal data para o setor comercial e o pico de contratações temporárias ocorre entre novembro e dezembro

30 outubro 2019 - 11h30Por Luis Abraham

Mato Grosso do Sul passou a ocupar o 2° lugar no ranking brasileiro no período com um saldo positivo na geração de 19170 empregos formais no período entre janeiro e setembro. O Estado também deve gerar mais de 5 mil vagas temporárias para o fim do ano. De acordo com informações da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), 40% desse total vagas se concentram na Capital.

A projeção de abertura de vagas representa praticamente o mesmo patamar na comparação com o ano passado, pois o cenário é de cautela, explica a economista da entidade Daniela Teixeira Dias. “O índice de confiança do empresário do comércio por exemplo, está maior que no início da instabilidade econômica, e maior que o ano passado. É o incremento superior a 10%, o índice de confiança do empresário. Novamente a intenção de consumo voltou a zona positiva. E diante desses aspectos, o índice de confiança do empresário tende a continuar melhorando. E isso pode repercutir na contratação de temporários”, detalha.  

O Natal é a principal data para o setor comercial e o pico de contratações temporárias ocorre entre novembro e dezembro. O formato de contratação representa uma solução viável para as empresas suprirem a demanda, bem como uma oportunidade para os trabalhadores que adquirirem experiência no mercado de trabalho, se destacar na atividade e conquistar uma vaga permanente.

Geração de empregos

O balanço divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), coloca Mato Grosso do Sul com melhor desempenho dos últimos quatro anos na geração de emprego para o mês de setembro. O saldo acumulado aponta que o Estado gerou 917 empregos com carteira assinada, acompanhando o crescimento nacional, que é de 157.213 postos de trabalho no mesmo período.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, associa as contratações à expectativa do aumento das vendas no fim de ano. E cita ainda estimativa da Fecomércio-MS, que prevê a criação de 5 mil vagas nos próximos meses, para as contratações de fim de ano. “Claro que boa parte disso é temporário, mas já temos aí uma importante sinalização. Isso mostra a importância do dinamismo da atividade econômica na geração de emprego”, afirma Verruck.

Facilitadora

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) atua como facilitadora tanto para o trabalhador que em busca de uma vaga no mercado de trabalho, quanto para o empresário que procura pelo melhor candidato para o perfil de vaga ofertada.

Os empresários que optam por oferecer as vagas por intermédio da instituição usufruem do banco de candidatos da Funtrab e contam serviços gratuitos de seleção dos trabalhadores. Para cada vaga aberta, são selecionados três candidatos para que o empregador realize a seleção final, que pode ser feita inclusive, no espaço especial disponibilizado pela Casa do Trabalhador. 

A Funtrab mantém contato com as empresas para fazer o cadastro das vagas temporárias e os empresários também podem procurar a Fundação para ofertar a vaga. O cadastro pode ser feito de três formas: via telefone (67) 3320-1414, no e-mail captacaofuntrab@hotmail.com ou diretamente em uma das 31 unidades da Funtrab no Estado. Em Campo Grande, a fundação está situada na rua 13 de Maio, n° 2773 Centro.