A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

24/10/2018 11:33

A+ A-

Apesar de liberar 'testa de ferro', STJ nega recurso e mantém Puccinelli Junior na prisão

Puccinelli Junior é acusado de criar o Instituto Ícone de Ensino Jurídico como empresa de fachada para arrecadar dinheiro de propina

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) negou novo pedido de liberdade de André Puccinelli Junior, filho do ex-governador emedebista de mesmo nome. A decisão foi publicada às 12h18 (horário de Brasília) desta quarta-feira (24) no portal de acompanhamento processual e deve constar no diário oficial de amanhã (25).

Puccinelli Junior é acusado pelo Ministério Público de criar o Instituto Ícone de Ensino Jurídico como empresa de fachada para arrecadar dinheiro de propina. Ontem, decisão do STJ determinou a liberdade de um sócio do negócio, o advogado João Paulo Calves, que também estava preso desde 20 de julho.

Relatório do MPF (Ministério Público Federal) diz que para parecer um empreendimento legal, o instituto recorria a técnicas antigas, antes usadas por máfias como a siciliana, da Itália e o cartel de Cali, da Colômbia. As duas facções eram ligadas ao tráfico de arma e droga.

O exemplo do MPF foi um meio de reforçar a tese de que a contabilidade do Instituto Ícone apresenta falhas em sua administração desde a criação, em 2011, até hoje, período que lá movimentou somas que beiraram a casa dos R$ 7 milhões.

“Com o ato de mistura entre lícito e ilícito, normalmente são usadas notas frias, contabilidade obscura, etc. Hodiernamente, a mistura espúria por usual é feita em empresa de serviços especializados cujo domínio da técnica implica que as faturas e notas dirão respeito a elementos de muito mais difícil detecção teórica: é o caso de i) consultorias e ii) patrocínios, por exemplo, ou iii) de palestras".

Acrescentou o MPF: “seria como se duas mangueiras (uma de capital lícito e outra de capital ilícito) jorrassem água para o mesmo recipiente: ali misturadas, não se enxergam por certo duas águas distintas, vez que tudo parecerá o resultado econômico da normalidade empresarial”.

No caso da empresa que seria de Puccinelli filho, o esquema agido para lavar o dinheiro teria sido pelo preceito “patrocínios”, vindos, por exemplo, da JBS, principal empresa que alimentou as investigações acerca da operação da Lava Jato.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024