PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Polícia

14/09/2020 07:48

A+ A-

Após 13 horas, bombeiros continuam luta árdua de combate contra incêndio no Atacadão

Trabalho agora é realizado na parte dos fundos do local, no estoque de materiais inflamáveis

O trabalho de contenção do fogo, que destruiu a estrutura do Atacadão, da Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, é realizado por 14 equipes do Corpo de Bombeiros, com um total de 50 militares. De acordo com o Coronel BM Carminati, até às 5h30 desta segunda-feira (14), já foram utilizados 365 mil litros de água no combate ao incêndio.

Segundo Carminati, ainda não é possível apontar quais foram as causas do incêndio, que já dura 13 horas. “Foi feito o controle e proteção da residência ao lado. O resfriamento das residências foi realizado até as 3h, no interior. A estrutura do Atacadão ficou muito comprometida. Agora é feito o trabalho de revirar o material e retirar com pá carregadeira. O fogo iniciou no setor de líquidos inflamáveis. A brigada começou o primeiro combate. Mas tomou proporção rápido e evacuação do prédio, sem vítimas”, disse o Coronel.

Como a estrutura cedeu e existe risco de desabamento, o combate ao fogo é realizado pelo lado de fora, por segurança. “Os militares ficaram 7h de combate sem parar. Isso desgasta, eles usam calça, bota e esse equipamento pesa mais de 20 quilos. Os militares começaram a revezar os trabalhos. Alguns estão se hidratando e descansando. O combate contou com apoio da Infraero Águas, Policia, GCM, do Exército e da Energisa”.

Os bombeiros utilizam LGE (Líquido Gerador de Espuma), que segundo o comandante, cria uma camada de proteção filme, além de ajudar com o resfriamento, que impede explosões.

Escada Magirus

Foi a primeira vez que a corporação utilizou o caminhão dos bombeiros, equipado com uma escada de 60 metros de altura.   A nova autoescada mecânica custou 1,5 milhão de euros e foi adquirida por determinação do governador Reinaldo Azambuja, atendendo uma solicitação antiga da corporação.

Com o dobro da altura da escada anterior, a nova autoescada é a segunda maior do mundo e a maior da época em que o processo de compra internacional teve início, em 2018.

Para quem passa entorno do local do incêndio, a vista é de destruição e trabalho árduo realizado pelos Bombeiros.

Atacadão paga hotel para moradores

Os moradores que tiveram as casas atingidas pelo fogo, foram levados para um hotel. Todo o custo do local será arcado pelos donos do atacadista.

Militares de folga se oferecem para ajudar

De acordo como comandante, muitos militares de folga se ofereceram como voluntários para ajudar no combate. Eles utilizam ainda, o sistema de comando de incidentes, que é uma ferramenta que faz o gerenciamento de todo controle da operação.

Através do sistema, os militares controlam o número de efetivo, quantos militares estão no local, controlam a troca dos militares, se falta água, se falta alimento.  

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024