O Ministério Público de Mato Grosso do Sul por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná deflagraram, nesta manhã quinta-feira (1), a Operação Água Benta.
MPMS (O Ministério Público) cumpre sete mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e 09 mandados de busca e apreensão nas seguintes cidades: Campo Grande, Dourados, Brasilândia, Três Lagoas, Cassilândia e Corumbá.
Entenda a organização
Trata-se de uma organização criminosa, encabeçada por integrantes que residem em Dourados, cujo foco criminoso era proceder ao desvio de cargas de diversas espécies e quantidades, em sua maioria alimentos, tendo como ponto de partida a contratação de motoristas, os quais eram aliciados para que se registrassem junto a empresas de fretes e transportadoras em geral. Para tanto, os caminhões da organização criminosa eram registrados em nome destes motoristas.
Uma vez estes habilitados perante as empresas de frete e transportes e de posse das cargas e do dinheiro que lhes era adiantado pelo transporte, repassam as informações ao comando da organização criminosa, que por sua vez determinava qual o destino do carregamento.
Apurou-se que, para cada tipo de mercadoria que era desviada, havia um receptador específico. A partir do desvio da carga, os motoristas eram orientados a registrar boletim de ocorrência falso, noticiando que haviam sido roubados. Alegavam falsamente no registro policial que eram obrigados a ingerir um líquido amargo e por essa razão dormiam por muito tempo e quando acordavam, estavam em local ermo e atordoados, daí o motivo do nome da operação.
Os boletins falsos foram registrados em unidades policiais do Paraná e São Paulo e, para tanto, contavam com a participação de policiais civis daqueles Estados.
Em Dourados, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado teve a ajuda nos mandados de prisão do DOF – Departamento de Operações em Fronteira. Nos outros municípios, a Policia Militar esteve junto na Operação Água Benta.