Criminosos estão tentando aplicar golpes em familiares de pacientes internados no Hospital Regional de Campo Grande, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Um dos casos só não terminou em prejuízo porque a família percebeu que se tratava de uma tentativa de golpe.
De acordo com informações encaminhadas ao TopMídiaNews, uma das possíveis vítimas relatou que sua filha, ainda pequena, está internada há 20 dias. A família já havia sido alertada anteriormente sobre a atuação de golpistas que tentam enganar parentes de pacientes.
“O homem sabia todos os dados da minha filha. Disse que ela estava com uma bactéria de difícil controle e que, para continuar o tratamento, seria necessário fazer um exame pago. Ele perguntou se eu poderia realizar o pagamento”, contou a mulher.
Apesar da abordagem convincente, ela afirmou que desconfiou da situação e disse que não tinha condições de pagar, já sabendo que se tratava de um golpe. Durante a ligação, o criminoso ainda tentou tranquilizá-la, dizendo que ela poderia ir até o CTI (Centro de Terapia Intensiva) para conversar com ele.
“Depois que ele desligou, passei o número para o meu irmão, mas ele não conseguiu mais contato. Fui até o hospital, e eles foram claros ao dizer que não fazem ligações para passar informações, pedir autorização para exames ou solicitar qualquer tipo de pagamento em dinheiro”, relatou.
Após esse episódio, a família perdeu o contato com o golpista. Por sorte, não houve nenhuma transferência de dinheiro, mas eles decidiram alertar outras pessoas, já que os criminosos estão se aproveitando da fragilidade emocional de quem tem um ente querido internado.
Como política da instituição, o Hospital Regional não repassa informações de pacientes para terceiros. Todos os detalhes sobre os tratamentos são fornecidos diretamente aos acompanhantes durante as rondas médicas, dentro da unidade de saúde.
Por meio de nota ao TopMídiaNews, o hospital detalhou que já registrou um boletim de ocorrência para apuração dos fatos. Confira:
"O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) esclarece que não solicita depósitos, transferências bancárias ou pagamentos via PIX para realização de procedimentos médicos ou qualquer outro serviço.
A instituição reforça que não realiza esse tipo de contato e orienta a população a desconfiar de qualquer abordagem desse tipo, não efetuar pagamentos e denunciar a tentativa de golpe às autoridades policiais. Internamente, o hospital tem orientado familiares e acompanhantes de pacientes sobre essa prática, reforçando que não há qualquer cobrança por parte da instituição.
O HRMS já registrou um boletim de ocorrência para que os casos sejam investigados e os envolvidos responsabilizados. Dúvidas ou esclarecimentos podem ser direcionados à Ouvidoria do hospital, disponível pelo telefone e WhatsApp: (67) 3378-2708."









