Um homem de 68 anos foi preso suspeito de ser autor na morte de dezenas de animais domésticos por envenenamento, no Assentamento Mutum, zona rural do município de Brasilândia, a 358 quilômetros de Campo Grande.
A prisão foi realizada nesta terça-feira (2), pela Polícia Civil, após receber denúncias de moradores e da Vigilância Sanitária Municipal, que relataram a morte de 12 cães e gatos nos últimos dias. Foram encontrados diversos animais mortos, alguns ainda expostos e outros já enterrados na área do assentamento, apresentando sinais compatíveis com morte por envenenamento.
Na residência do suspeito foram localizadas substâncias tóxicas, alimentos adulterados utilizados como isca, frascos contendo veneno e outros materiais compatíveis com o método utilizado para o extermínio dos animais. Todo o material foi apreendido e será submetido à perícia oficial.
As investigações indicam que a prática criminosa ocorria de forma contínua, havendo relatos que somam mais de 20 animais mortos entre 2024 e 2025. Também foi verificado que o suspeito já responde a outros inquéritos policiais envolvendo fatos semelhantes. No início do ano houve representação por prisão preventiva do suspeito em razão da prática de fatos similares, tendo o pedido sido negado.
O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de maus-tratos e morte de animais, além de outras condutas que seguirão em análise.









