A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

27/08/2018 17:58

A+ A-

Índios invadem fazenda e fazem funcionários reféns no sul de MS

Nativos são acusados de roubar porcos e queimar o pasto da propriedade

Índios guarani Kaiowá invadiram a fazenda Santa Maria, em Caarapó, nesse domingo (26). Eles depredaram a propriedade e mantiveram funcionários e uma família refém até a chegada da Polícia Militar.

Conforme o Caarapó News, cerca de 100 nativos invadiram e queimaram as pastagens ao redor. O dono da propriedade os acusa de roubar 27 porcos do chiqueiro, geladeira, fogão, colchões e destruição de móveis.

Os índios chegaram na sede da fazenda onde, segundo relatos, queriam entrar de todo jeito. Os grupos estavam com arco e flecha, foices, facas e possíveis armas de fogo, segundo o fazendeiro.

O grupo que ocupou a sede da fazenda teria mantido funcionários reféns. Alguns alegaram que foram expulsos sem poder pegar sequer os pertences.

Os policiais foram acionados. Na ação, um indígena teria resistido e atacado os militares e recebeu gás de pimenta e lacrimogêneo. Após desobediência das ordens policiais, os militares então atiraram balas de borracha, que acertaram um suspeito. Uma indígena que resistiu contra a ordem dos policiais terminou sendo presa.
 
A polícia pediu reforços e, chegando lá, confirmaram a veracidade da denúncia, ressaltando que o número de indígenas já chegava a 100 pessoas.

O secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, foi até o local de helicóptero e se dispôs a discutir o problema com as partes.

Além do helicóptero, foram encaminhados três camburões da PM, sendo dois de Dourados e um de Laguna Carapã. Eles se juntaram à equipe da PM de Caarapó e do Corpo de Bombeiros local.

A Funai, em Dourados, disse que acompanha o caso e o trabalho de diversas instituições no estado, na perspectiva de proteger e promover os direitos dos povos indígenas, colaborando com tudo que for pertinente a sua competência.

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024