Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Polícia

Mato Grosso do Sul é o 3º estado com mais mortes de policiais no Brasil

Apenas quatro estados não registraram mortes desses profissionais

22 abril 2021 - 13h00Por Nathalia Pelzl

Houve um aumento de 10% no número de mortes de policiais civis e militares em todo Brasil. No ranking geral, Mato Grosso do Sul aparece em terceiro lugar que mais teve aumento na perda desses profissionais. 

O número é preocupante, principalmente pela pandemia da covid-19, que, tecnicamente deveria diminuir o número de circulação de pessoas. 

Em 2019, conforme dados do monitor de violência divulgado pela Globo News, 180 profissionais, que estavam de folga ou serviço, morreram. 

Já em 2020, houve um acréscimo de 10%, e esse número chegou a 198. 

A taxa de maior letalidade desses profissionais foi registrada no Piauí (1%), seguido de Rio de Janeiro (0,8%) e Mato Grosso do Sul (0,7%). Os dados são relacionados a cada 1 mil profissionais. 

Além disso, quatro estados não registraram mortes desses profissionais. São eles Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins. 

Pessoas mortas por policiais 

Em contrapartida, houve diminuição no número de pessoas mortas por profissionais de segurança pública. 

Conforme os dados, em 2019, 5.829 pessoas morreram pelas mãos dos policiais, já e 2020, o número foi de 5.660, ou seja, uma redução de 3%. 

De todos os estados brasileiros, apenas Goiás não repassou informações. 

Relembre uma das mortes em MS 

Em agosto de 2020, Joel Benites da Silva, 53 anos, que pertencia ao G.O.I – Grupo de Operações e Investigações da Polícia Civil de MS, foi baleado e morto ao reagir a um assalto, na frente de uma casa, no Jardim Leblon, em Campo Grande. 

No início do ano, ele já tinha sofrido um drama familiar e perdido a esposa para o câncer. 

O agente chegava à casa da filha quando foi cercado por dois criminosos. Ele empurrou um dos dois suspeitos e até atirou, mas foi baleado a queima-roupa na calçada. 

Imagens das câmeras de segurança de uma residência mostraram a covardia dos criminosos, que atiraram e fugiram. Os dois foram presos meia hora depois.