Um agente de segurança socioeducativo de 50 anos, que terá a identidade preservada, contou que viveu momentos de terror na mão dos menores infratores da Unei Dom Bosco, na madrugada desta segunda-feira (16), em Campo Grande.
Ele foi feito de refém, algemado, apanhou com uma barra de ferro e teve produto de limpeza jogado em seus olhos.
Dos 27 menores infratores que fugiram, um foi encontrado nas proximidades da unidade e recolhido novamente.
O diretor do Sindsad-MS (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores da Administração do Estado do Mato Grosso do Sul), Silvio Guimarães, destacou que, infelizmente, a situação na unidade é precária.
“Situação total de abandono, estamos pedindo concurso público há mais de cinco anos. São 90 internos para 7 agentes de plantão”, pontua.
Segundo ele, quando houve a simulação de briga, 5 agentes estavam fazendo a segurança do local.
Os adolescentes simularam um espancamento de um infrator, que na verdade liderava o motim.
Quando os agentes chegaram para conferir a suposta briga, foram surpreendidos com armas artesanais e barras de ferro.
“A categoria não é reconhecida, nós fazemos escolta desarmados, estamos lidando com bandidos, mais de 60% são maiores de 18 anos, e a maioria já está faccionada. Estão brincando com a vida dos servidores”, finalizou.
Entenda
Ao todo, 27 menores infratores, apreendidos na Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, na BR-262, fugiram, na madrugada desta segunda-feira (16), após armarem um motim.
Conforme informação de um agente, que prefere não se identificar, o local não é “creche não e tem muita gente perigosa”.
Os infratores simularam uma briga, sendo que, no momento em que os agentes foram até as celas, eles começaram o ‘motim’, tomaram as chaves dos profissionais, destruíram tudo, agrediram os trabalhadores e fugiram.
De acordo com o profissional, quem estava ali não morreu “por sorte”.







