Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Polícia

Operação de combate à Máfia do Cigarro prende mais oito policiais

São três policiais investigados em Campo Grande e cinco no interior do Estado

13 junho 2018 - 12h47Por Diana Christie

A Corregedoria da Polícia Militar foi às ruas na manhã desta quarta-feira (13), feriado de Santo Antônio, em continuidade à Operação Oiketicus, que mira policiais envolvidos na Máfia do Cigarro.  No mês passado, a operação prendeu mais de 20 suspeitos de facilitar o contrabando em Mato Grosso do Sul.

Segundo a assessoria de imprensa do MPE (Ministério Público Estadual), estão sendo cumpridos hoje, pela Corregedoria, oito mandados de prisão. São três policiais investigados em Campo Grande e cinco no interior do Estado.

A investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) identificou suspeitos de liberar cigarreiros diante do pagamento de propinas, que variavam de acordo com a carga. Os valores levantados pela operação apontam que os militares recebiam de R$ 2 mil a R$ 100 mensais para liberar as cargas.

Operação

O nome Oiketikus escolhido para a operação  é de um inseto conhecido popularmente como “bicho cigarreiro”. Ela foi deflagrada no  dia 18 de maio, em 14 cidades do Estado.

No total, 21 policiais foram presos acusados de participação. Todos foram encaminhados para celas do Presídio Militar Estadual. O Gaeco também realizou uma força-tarefa, que recebeu o nome de “tropa de elite” e cumpriu 45 mandados de busca e apreensão.