A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Balanço

há 4 anos

A+ A-

Operação Omertá prende 19 pessoas, recolhe armas e até celulares 'descartáveis'

Empresários, policiais e guardas municipais foram os alvos

A Operação Omertá, que mirou suspeitos de comandarem e integrarem uma milícia em Campo Grande, prendeu 19 pessoas até o momento. Força-tarefa que contou com o Garras, Gaeco, Polícia Federal, Bope e Choque, também apreendeu 160 mil reais em dinheiro e até celulares descartáveis, conhecidos como ''bombinhas''.

O balanço da operação foi feito no final da tarde desta sexta-feira (27), pelo Ministério Público. Entre os presos estão os empresários Jamil Name e o filho, Jamil Name Filho, policiais civis, militares, um agente da PF e guardas municipais.

Alguns deles, diz o MPE, estavam de posse de armas de fogo, munição, aparelhos celulares ''bombinhas'', computadores, documentos e aproximadamente R$ 160 mil.

Presos pela Omertá foram levados para a sede do Gaeco. (Foto: Nathália Pelzl)

Investigação

As investigações do GAECO começaram em abril deste ano e foram instauradas para apoiar outra apuração, que estava a cargo do Garras. A Polícia Civil investigava três assassinatos, que agora são atribuídos a essa milícia, sendo que os mortos foram Ilson Martins Figueiredo, Orlando da Silva Fernandes e Matheus Coutinho Xavier.

Em maio deste ano, GAECO e Garras conseguiram prender o guarda municipal Marcelo Rios e dois colegas dele, no dia 19, de posse de um arsenal - 2 fuzis AK 47, 4 fuzis 556, 11 pistolas 9 mm, dentre outros - em uma residência no bairro Monte Líbano. Nesta apreensão houve participação do BPChoque.

Operação “Omertá”

É um termo da língua napolitana que define um código de honra de organizações mafiosas do sul da Itália. Fundamenta-se num forte sentido de família e em um voto de silêncio que impede cooperar com autoridades policiais ou judiciárias, seja em direta relação pessoal como quando fatos envolvem terceiros.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024