Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Polícia

PF faz buscas em hotel e casa do deputado Zé Teixeira

Ele é investigado na Operação Vostok, deflagrada na manhã desta quarta-feira

12 setembro 2018 - 06h57Por Diana Christie e Vinícius Squinelo

A Polícia Federal faz buscas em um hotel onde o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) está hospedado e na casa dele, em Dourados. Ele é investigado na Operação Vostok, deflagrada na manhã desta quarta-feira (12), com o objetivo de combater um esquema de pagamento de propina para políticos de Mato Grosso do Sul.

As investigações começaram no início deste ano, tendo por base os termos de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorifico, a JBS. Em delação premiada, os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais - TARE's.

Segundo a PF, o inquérito foi autorizado e tramita perante o STJ (Superior Tribunal de Justiça), em Brasília, que decretou as medidas em cumprimento. Cerca de 220 policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju e  Guia Lopes de Laguna; além de Trairão no Estado do Pará.

São alvos das medidas os endereços residenciais e comerciais dos investigados e os seus locais de trabalho.

Batizada Vostok, a operação faz referência a uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida onde já foi registrada uma das menores temperaturas da Terra. O nome faz alusão às notas fiscais frias utilizadas para a dissimulação dos pagamentos.