A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Polícia

18/12/2015 16:58

A+ A-

PGR denuncia Vander Loubet por corrupção na BR Distribuidora

A PGR (Procuradoria­ Geral da República) apresentou mais uma denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) referente às investigações da Operação Lava Jato, desta vez contra o deputado Vander Loubet (PT­MS).

Loubet é acusado de formar organização criminosa relacionada à BR Distribuidora, lavagem de dinheiro e de corrupção passiva no valor de R$ 1 milhão entre 2012 e 2014, junto a outras quatro pessoas: o ex­ministro Pedro Paulo Leoni Ramos, ligado ao senador Fernando Collor (PTB­AL), Ademar Chagas daCruz, Fabiane Karina Miranda e Roseli da Cruz Loubet.

A denúncia pede a perda de mandato para o deputado petista e a perda de função pública para os condenados detentores de cargo público. Dentre os fatos da investigação está o de que a Polícia Federal detectou que ele fez viagens no mesmo avião, para o mesmo destino, com o lobista Jorge Luz, suspeito de pagar propina referente a contratos da Petrobras.

Em outro ponto, o doleiro Alberto Youssef contou em sua delação premiada que a pedido do empresário e ex­ministro Pedro Paulo Leoni Ramos, ex­chefe da área de inteligência do Palácio do Planalto no governo Fernando Collor (1990­-1992), fez entregas de dinheiro a um "emissário" do deputado Vander Loubet, o advogado de Campo Grande (MS) Ademar Chagas da Cruz. O dinheiro foi entregue entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, segundo Youssef.

A íntegra da denúncia contra Loubet está sob sigilo. Ele era investigado junto ao ex­líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT­SP), também suspeito de ter recebido propina. Vaccarezza, no entanto, não foi incluído nesta denúncia.

Este é o sexto parlamentar com mandato denunciado pela PGR ao Supremo, no âmbito da Lava Jato. Também já foram denunciados o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), o senador Fernando Collor (PTB­AL), o
deputado Arthur Lira (PP­AL) junto ao seu pai Benedito de Lira (PP­AL) e o deputado Nelson Meurer (PP­PR).

No final do ano passado, quando surgiram as primeiras informações de que Loubet era citado nos inquéritos da Lava Jato, a assessoria do parlamentar afirmou, em nota, que Loubet manifestava "estranheza acerca da notícia" e que se colocava "à disposição da Justiça para que os fatos sejam esclarecidos com a maior brevidade possível".

Procurado, o advogado de Vander Loubet, Paulo Quezado, afirmou que ainda não teve acesso à íntegra da denúncia e que, por isso, não poderia se pronunciar.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024