A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

07/05/2018 18:42

A+ A-

Polícia registra dois casos de violência contra criança por dia na Capital; metade é de estupros

Somente no ano passado, 485 ocorrências de estupro contra crianças e adolescentes foram registradas

Cresce cada vez mais o número de crimes contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul. Conforme a DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), até o mês de abril, foram registrados 137 boletins de ocorrência por crime de estupro.

O total apresentado em quatro meses comprova que pelo menos um caso foi registrado por dia na delegacia, em Campo Grande. Já no ano de 2017, foram confeccionados 485 boletins para o mesmo crime. Já em 2016, a polícia registrou 357 boletins por estupro.

Na última semana, uma menina foi resgatada em uma residência no bairro Dom Antônio Barbosa. A suspeita é de que o pai tenha entregado a criança para dois ‘fiéis’ da igreja e, no momento em que a polícia chegou ao local, flagrou os homens, um de 56 anos e outro de 59 anos, próximo da menina, que gritava por socorro.

O mais velho estava com as mãos nas partes íntimas da criança. Os dois foram encaminhados para a Casa da Mulher Brasileira e a investigação foi encaminhada para a DEPCA. Uma audiência de custódia foi realizada e os suspeitos foram liberados. Todos os envolvidos foram ouvidos e apenas o homem flagrado abusando da menina continua preso.

Dados publicados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base em registros do Ministério da Saúde, estimam que cerca de 527 mil tentativas ou casos de estupro acontecem no país, mas apenas cerca de 10% são reportados à polícia.  

Maus Tratos

O registro de ocorrências por maus tratos também aumentou no decorrer de três anos, deixando a população preocupada no município. Conforme a DEPCA, 109 ocorrências foram registradas apenas em 2018.

Em 2017, foram registrados 66 boletins a mais que no ano anterior. Conforme dados da DPCA, 389 ocorrências foram registradas em 2017 e 323 em 2016.

 O Código Penal prevê em seu artigo 136 o crime de “Maus-Tratos” que consiste na exposição a perigo da vida ou da saúde de pessoa sob a autoridade, guarda ou vigilância do agente, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina.

Para denunciar casos como esse, basta ligar para o atendimento gratuito 100.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias