Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Polícia

Segurança que matou cachorro no Carrefour de Osasco presta depoimento

Ele negou que também tenha tentado envenenar o animal, como acusam protetores, e disse que está “muito arrependido” de ter agredido o cão

06 dezembro 2018 - 22h15Por Da redação / G1

O segurança da loja do Carrefour de Osasco, na Grande São Paulo, suspeito de ser o responsável pela morte do cachorro conhecido como "Manchinha", prestou depoimento à polícia na tarde desta quinta-feira (6).

Segundo ativistas, o funcionário teria envenenado e espancado o animal a pedido do dono da unidade, na última quinta-feira (28). O suspeito tinha sido intimado pela polícia na terça (4). cachorro morreu em decorrência de um choque hipovolêmico, ou choque hemorrágico, de acordo com depoimento da veterinária da prefeitura que o atendeu e tentou salvá-lo, à Polícia Civil,

Ele negou que também tenha tentado envenenar o animal, como acusam protetores, e disse que está “muito arrependido” de ter agredido o cão. Kleber foi hostilizado por um grupo na saída da delegacia.

Nesta quarta-feira (5), o Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito civil para apurar a ocorrência e os responsáveis pelos maus tratos que resultaram na morte do cachorro.

Vídeos e fotos

Câmeras de segurança do Carrefour, vídeos e fotos registrados por celulares de clientes e funcionários do supermercado gravaram o momento em que um segurança particular do estabelecimento comercial usa uma barra pontiaguda, que seria de ferro ou alumínio, para espantar Manchinha do estacionamento do local.

Testemunhas contaram a ativistas ligados a defender animais que o segurança feriu o cão com a ponta da barra, provocando um corte na pata esquerda dele. As câmeras do supermercado não flagraram essa agressão relatada pelas pessoas, mas pegaram o instante em que Manchinha volta mancando e sangrando.

Vídeos feitos por quem estava no local ainda registraram funcionários do Departamento Animal de Osasco usarem uma enforcadeira para laçar o pescoço do cachorro. Eles estavam resgatando o animal para leva-lo à unidade da prefeitura. Mas nas imagens é possível ver o bicho se debatendo e depois desmaiando.

Carrefour

Por meio de nota enviada à imprensa, o Carrefour informou que afastou o segurança que aparece espantando Manchinha com uma barra. O supermercado ainda comunicou que “reconhece que um grave problema ocorreu em sua loja de Osasco” e que a “empresa não vai se eximir de sua responsabilidade”.

“Estamos tristes com a morte desse animal, pois já era considerado um mascote por alguns colaboradores”, informa outro trecho da nota do Carrefour. Manchinha ficava no estacionamento do Carrefour, onde era alimentado por clientes e funcionários. Era considerado um cão dócil.

Prefeitura

Também por nota, a prefeitura de Osasco informou que fez o Departamento Animal fez o procedimento padrão para recolher Manchinha. “O manejo foi realizado por um oficial de controle animal qualificado e o animal foi encaminhado ao departamento para atendimento emergencial”, informa o comunicado da administração pública.

“O animal deu entrada consciente no departamento em decúbito lateral (deitado de lado), mucosas anêmicas, hipotensão severa (pressão baixa), hipotermia intensa, hematêmese (vômito com sangue) e escoriações múltiplas”, informa outro trecho da nota. “Apesar do tratamento instituído, o animal veio a óbito”.

Leia Também

Geral
Jovem que teve testa tatuada com 'ladrão e vacilão' é preso novamente por assalto em SP
Ruan ficou conhecido em 2017 após ser torturado e ser tatuado com a frase 'ladrão e vacilão' na testa
Acidente envolvendo dois ônibus e um carro deixa feridos em estado grave em Corumbá
Interior
Acidente envolvendo dois ônibus e um carro deixa feridos em estado grave em Corumbá
Morre Jorge Luiz Raposo, médico que atuou na Santa Casa por quase 30 anos
Campo Grande
Morre Jorge Luiz Raposo, médico que atuou na Santa Casa por quase 30 anos
Polícia identifica motorista que atropelou cachorro e fugiu sem prestar socorro em Bataguassu
Interior
Polícia identifica motorista que atropelou cachorro e fugiu sem prestar socorro em Bataguassu