volta as aulas
Menu
Busca segunda, 24 de fevereiro de 2020
Polícia

Vândalos destroem estátuas da Via Sacra em Corumbá

Obra é de Izulina Xavier, renomada artista pantaneira

13 fevereiro 2020 - 18h34Por Thiago de Souza

Vândalos destruíram imagens do monumento à Via Sacra, no acesso do Morro do Cruzeiro, na noite desta quarta-feira (12), em Corumbá. O local teve de ser interditado pela Fundação de Turismo nesta quinta-feira (13).

Conforme o Diário Corumbaense, vândalos depredaram várias imagens que compõem a série das 14 estações que contam a Via Crúcis percorrida por Jesus. As obras são da artista plástica Izulina Xavier, um dos grandes nomes da cultura pantaneira.

Após o ato criminoso, guardas municipais ficaram no local, sendo um na guarita, ao pé do morro e outro na parte mais alta, fazendo rondas alternadas. O local, no entanto, é de fácil acesso, mesmo com os portões fechados. Inclusive, há trilhas abertas pela população em meio a vegetação.   

Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Corumbá. A Fundação de Turismo destacou que, na semana anterior, cabos de energia foram furtados no local.

Apesar dos esforços da Administração Pública, a ação dos vândalos só será minimizada com o envolvimento de toda população. Os casos de desrespeito com a história da cidade devem ser comunicados à Polícia.

O Morro ficará interditado durante toda essa quinta-feira, para remoção das estátuas danificadas. O local deve ser reaberto ao público na sexta-feira, dia 14.