A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

17/08/2016 17:01

A+ A-

Apenas Bernal, Rose, Marquinhos, Alex, Athayde e Figueiró poderão participar de debates eleitorais

Nova lei restringe debates a candidatos cujos partidos possuam mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados

Apenas cinco candidatos a prefeito de Campo Grande, dos quinze registrados, têm direito garantido de participar dos debates eleitorais na rádio e na televisão durante o período de campanha. De acordo com a nova lei, Rose Modesto (PSDB), Marquinhos Trad (PSD), Alcides Bernal (PP), Alex do PT (PT), Athayde Nery (PPS) e Aroldo Figueiró (PTN) estão aptos a serem convidados aos debates.

Segundo a nova legislação eleitoral, que entrou em vigor em setembro de 2015, emissoras de rádio e televisão que realizarem debates são obrigadas a convidar candidatos cujos partidos possuam mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados. O PT possui bancada com 58 parlamentares; o PSDB tem 51 deputados. Em seguida o PP aparece com 47, PSD tem 33 e PTN conta com 13 parlamentes federais. O PPS, dez, mesmo com dois licenciados.

No caso dos demais candidatos, a presença é facultativa. A legislação permite a participação dos políticos que não preencham esses requisitos nos debates, desde que dois terços dos candidatos com direito garantido por lei concordem com as regras. 

Todos os demais candidatos a prefeito de Campo Grande terão que passar pelo aval de Rose, Marquinhos, Bernal, Figueiró e Alex, e precisarão de aprovação de pelo menos três desses candidatos.

O partido de Coronel David (PSC)  tem oito deputados cada na Câmara dos Deputados. O Pros, que tem como candidato Luis Pedro Guimarães possui sete. O PV, que lançou Marcelo Bluma, e PSOL, com Rosana Santos tem bancada de seis parlamentares cada.  O partido de Pedrossian Filho, o PMB possui dois deputados federais e o PRTB, de Adalton Garcia apenas um. Os partidos de Suel Ferranti (PSTU), Elizeu Amarilha (PSDC) e José Flávio Arce (PCO) não possuem representantes no congresso.  

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias