Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Bolsonaro critica imprensa por elogiar viagem de Lula e 'alfinetar' a dele

Presidente foi ao Golfo Pérsico e petista para a Europa

18 novembro 2021 - 19h11Por Thiago de Souza

O presidente Jair Bolsonaro reclamou, nesta quinta-feira (18), da cobertura jornalística, que comparou a viagem dele, ao Golfo Pérsico com a do ex-presidente Lula, que foi recebido em Paris. 

“Eu vi na Globo News: ‘Bolsonaro decepciona, Lula é um sucesso’. Ah, pelo amor de Deus”, declarou a jornalistas nesta quinta-feira (18/11), antes de embarcar de volta ao Brasil. O presidente ficou seis dias na região pérsica. 

Bolsonaro garantiu que o tour dele pelos países árabes mostrou que o Brasil cada vez mais assume papel de destaque no mundo. Ele enfatizou que teve recepção ótima dos xeques daqueles países. 

“Só o tratamento dispensado para nós [na viagem], e nós a eles, demonstra que vivemos uma boa fase”, refletiu o presidente. 

Bolsonaro, ainda em conversa com os jornalistas, reclamou de outro ponto da cobertura jornalística, que divulgou para o mundo, os problemas relacionados à política ambiental brasileira. 

“Quero te convidar para ir com um galão de gasolina no coração da floresta Amazônica e ver se pega fogo. Não pega fogo. Vocês [imprensa] continuam batendo na tecla de falar mal do Brasil”, disse a um repórter.

Lula 

Enquanto Bolsonaro cumpria agenda nos países do Golfo Pérsico, Lula viajou pela Europa. O petista foi aplaudido em evento da ala social democrata no Parlamento Europeu, que fica na Bélgica. 

O ex-presidente destacou dois pontos nos encontros com lideranças europeias: a questão ambiental no Brasil e a fome. 

Lula também se encontrou com o futuro chanceler alemão, Olaf Scholz.  Já na quarta-feira (17), o ex-presidente se encontrou com o presidente francês, Emmanuel Macron. O pré-candidato à presidência, foi recebido com protocolos de chefe de Estado, no Palácio do Elysée. 

As honras do líder francês, ofertadas a Lula, são reflexo de um momento ruim nas relações entre França e Brasil.