A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

07/05/2022 19:32

A+ A-

Bolsonaro volta a culpar Petrobras pelo aumento dos cobustíveis

Presidente discursou em um evento neste sábado e culpou a empresa

Em evento realizado hoje (7), na Feira Nacional da Soja, em Santa Rosa (RS), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar a Petrobras. Após falar para o público sobre responsabilidade da empresa na alta dos preços do diesel e demais combustíveis, ele posou para fotos ao lado de uma colheitadeira e cumprimentou apoiadores.

"Esta semana vocês estão conhecendo um pouco mais do que é a Petrobras aqui no Brasil. Temos nichos, temos redutos ainda em nosso governo espalhados por todo o Brasil que não entenderam que todos nós estamos no mesmo barco. Eles sabem que o Brasil não aguenta mais o reajuste de combustível numa empresa que fatura dezenas de bilhões de reais por ano às custas do nosso povo brasileiro", discursou.

Segundo o G1, A União detém a maioria das ações ordinárias da Petrobras, com 50,3% do total. A estatal adota para suas refinarias uma política de preços que se orienta pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pelo câmbio.

Nos últimos meses, o preço internacional do petróleo tem subido em especial devido às tensões provocadas pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia, esse último um dos maiores produtores mundiais de petróleo.

Foi justamente o conflito que motivou Bolsonaro a repetir as acusações à Petrobras. No caminho do palco para o setor de estandes, em resposta à RBS TV, que acompanhava a comitiva presidencial, o presidente repetiu aos jornalistas críticas que já havia citado em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais no meio da semana.

"Vocês devem estar sabendo o que eu falei na live, né? Tinha um sentimento de que ia ter novo reajuste no preço. Isso é injustificável pelos números da Petrobras. A Petrobras não tá numa situação de ser independente do Brasil", criticou.

Bolsonaro afirmou que outras petrolíferas do mundo baixaram a margem de lucro para enfrentar a crise com a guerra na Ucrânia, e diz que espera que a estatal brasileira siga o exemplo.

"A Petrobras é diferente. A Petrobras tem um lucro 100% maior que a próxima grande petrolífera do mundo. Não justifica isso daí. Não tem interferência, eles têm uma legislação completamente própria", assinalou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024