A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

17/09/2020 13:00

A+ A-

Queridinha de MS, Campo Grande tem 15 candidatos na disputa da Prefeitura

Convenções partidárias foram encerradas e candidatos começam campanha dia 27 de setembro

Campo Grande tem o total de 14 candidatos à prefeitura, entre eles Marquinhos Trad (PSD), que tenta reeleição ao lado da vice Adriane Lopes (Patriota). Ele tem o apoio político de sete partidos de diferentes ideologias.

Marquinhos possui 13 adversários oficiais, já que as convenções terminaram ontem (16). Agora, os interessados devem registrar candidaturas até dia 26 de setembro e podem iniciar campanha no dia 27.  

(Prefeito Marquinhos Trad e vice Adriane Lopes. Foto: Divulgação)

Candidatos

Um dos primeiros partidos a anunciar a disputa, o PT concorre com o deputado Pedro Kemp como candidato à prefeitura e a ex-secretária Heloísa Castro Berro como candidata a vice-prefeita.

(Pedro Kemp e Heloísa. Foto: Reprodução Facebook)

Pedro Kemp é formado em filosofia, psicologia, possui mestrado em educação pela UFMS e atuou como professor. É filiado ao PT desde 1985. Ele realizou diversos trabalhos sociais na cidade e, na década de 90, foi eleito o vereador mais votado da cidade.

Em 1999, Kemp foi secretário de educação em MS implantando projetos como bolsa-escola, telematrícula e política de educação inclusiva. Em 2001, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa e até então vem cumprindo mandatos como deputado estadual.

O MDB entra na corrida eleitoral com o deputado Márcio Fernandes ao cargo de prefeito e a ex-vereadora Juliana Zorzo como candidata a vice-prefeita. 

(Marcio Fernandes e Juliana Zorzo. Foto: Reprodução Facebook)

Marcio Fernandes é médico veterinário e foi eleito a deputado estadual em 2006 com 27 anos. Ele está no seu quarto mandato e preside a Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

Fernandes também se importa com as crianças e adolescentes do Estado. Com o projeto Judô Nota 10, mais de cinco mil jovens começaram a praticar o esporte e, em contrapartida, precisam manter boas notas nas escolas. Entre os principais benefícios, estão o desenvolvimento físico, emocional e o melhor aproveitamento nos estudos.

Já o PL vai tentar a prefeitura com o deputado João Henrique Catan (prefeito) e o advogado Jayme Magalhães Júnior como vice.

(Candidato a vice Jayme Magalhães e candidato a prefeito João Henrique. Foto: Reprodução Facebook)

Catan, graduado em Direito, é o candidato mais jovem na disputa. Ele é neto do ex-governador Marcelo Miranda e participou de campanhas políticas do avô como organizador e cabo eleitoral, em 1998 e 2002.

Ele participou dos movimentos de rua em 2013 e foi candidato a vereador em 2016. Em 2018 se candidatou ao cargo de deputado estadual e conseguiu ser eleito. 

O Solidariedade entra na disputa com o ex-secretário de obras Marcelo Miglioli concorrendo a prefeito e Carlla Bernal como vice. 

(Candidato a prefeito Marcelo Miglioli e candidata a vice Carlla Bernal. Foto: Reprodução Facebook)

Miglioli é engenheiro e já atuou como secretário estadual de obras em MS. Disputou a eleição em 2018 para o cargo de senador pelo PSDB e em 2019 filiou-se ao Solidariedade.  

Já o Progressistas vai disputar com o ex-diretor da Santa Casa, Esacheu Nascimento, e o empresário Venicio Leite como candidato vice. 

(Venicio candidato a vice e Esacheu candidato a prefeito. Foto: Mario Bueno)

Esacheu Cipriano Nascimento é graduado em Direito e fez carreira no Ministério Público Estadual até a aposentadoria como promotor público. 

Foi secretário de Justiça entre 1989 e 1990, assessor da presidência do Senado Federal e atuou como diretor da Santa Casa de Campo Grande. 

Tem ainda o PDT, que vem com o deputado federal Dagoberto Nogueira e, para vice, Kelly Martins. 

(Dagoberto e Kelly Martins. Foto: Reprodução Facebook)

Dagoberto é formado em direito e administração. Ele já atuou como secretário estadual de segurança pública. Político de longa data, Nogueira foi deputado estadual e cumpre mandato como deputado federal desde 2007.

O PSOL concorre com a psicóloga Cris Duarte ao cargo de prefeita e a líder do movimento indigenista Val Eloy. 

(Val Eloy e Cris Duarte. Foto: Reprodução Facebook)

Duarte é presidente municipal do partido e atua há mais de 12 anos nos movimentos sociais de direitos humanos e nas políticas públicas de MS.

O Avante entra em campanha com o promotor licenciado Sérgio Harfouche ao cargo de prefeito e o vereador André Salineiro como vice. 

Sérgio Harfouche e André Salineiro - Foto: Ascom/Avante

Harfouche atua no Ministério Público de MS desde 1992 e, em 2009, assumiu a 27ª Promotoria da Infância e Juventude de Campo Grade. Ele disputou o cargo de senador na eleição de 2018.

O PV lança novamente Marcelo Bluma como candidato a prefeito e José Alvarenga como candidato a vice.

Marcelo Bluma e José Alvarenga - Foto: Ascom/PV

Bluma é engenheiro civil e ativista das causas ambientais. De 1986 a 1987 atuou como engenheiro de obras na EPC Engenharia, na execução de obras públicas estaduais contratadas junto ao Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras do Estado de Mato Grosso do Sul. Permaneceu desenvolvendo atividades de engenharia até o ano 2000, quando se elegeu pela primeira vez para o cargo de vereador e cumpriu três mandatos.

O empresário Guto Scarpanti, do Novo, disputa como candidato a prefeito e para vice Priscila Afonso. 

Guto já foi representante comercial da Azaleia S.A e, em 2007, começou a atuar como gerente comercial e agente de exportação no setor industrial. É formado em Gestão de Micro e Pequenas Empresas e MBA em Gestão Pública.

O empresário diz que fundou uma transportadora e uma hamburgueria, onde foi sócio até 2018. Também se intitula um dos fundadores da Cooperativa dos Transportadores do Estado do Pantanal e sócio de uma empresa de tecnologia. Em 2018, foi candidato a deputado federal.

O PSC virá com chapa pura com Paulo Matos para prefeito e a assistente social Dani Duarte para vice-prefeita.

Paulo Matos e Dani Duarte - Foto: Ascom/PSC

Matos já foi diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação) e chefe de gabinete na administração de Gilmar Olarte.

Pelo Podemos a delegada Sidnéia Tobias disputa o cargo de prefeita  com o músico e professor Samuel Belém Gomes de vice.

Samuel e Sidnéia - Foto: Ascom

Sidneia é advogada foi a primeira mulher a comandar o Garras. Ela atuou na divisão de Homicídios, de Roubos e Furtos e na de Roubos e Furtos de Veículos. Exerceu o cargo de ouvidora-geral ao implantar a Ouvidoria do Estado.

O PSL é o único partido que aguarda decisão da Justiça Eleitoral para oficialização da candidatura a prefeito que, por enquanto, continua com o deputado federal Loester Trutis como candidato a prefeito e a publicitária Lilian Durães foi escolhida como candidata a vice. 

Trutis - Foto: Arquivo/TopMídiaNews

Deputado Federal eleito para o mandato 2019 – 2023, Trutis se intitula como “conservador, pró-armas, anticomunista e carnívoro”. Ele é o fundador do Trutis Bacon Bar.

O PCO (Partido da Causa Operaria) entrou na disputa de última hora, como Thiago Assad candidato à prefeitura e Carlos Martins Júnior a vice. 


Foto: Arquivo Pessoal

Thiago tem 35 anos, estuda Ciências Sociais na UFMS, e diz : ''sempre me interessei por política, sendo próximo do PT até o desenvolvimento do golpe de 2016, quando comecei a acompanhar mais a imprensa do Partido da Causa Operária, o canal COTV e o Diário Causa Operária. Neste período, comecei a estudar a Revolução Russa de maneira mais detalhada e por fim, perto da prisão golpista do ex-presidente Lula, decidi me filiar ao PCO.''

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias