Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Política

Com apoio de Bolsonaro, pré-candidato Capitão do Exército defende patriotismo e combate à corrupção

Em sua primeira disputa, militar destaca a necessidade de ser ficha limpa para disputar as eleições

17 julho 2018 - 09h30Por Thiago de Souza

Pré-candidato a deputado estadual pelo o PSL de MS, o Capitão Renan Contar avalia que a política precisa de renovação e destaca entre seus valores o amor à pátria e o combate à corrupção. O presidenciável Jair Bolsonaro, do mesmo partido, está entre suas influências na política.

Contar, que é militar de carreira, analisa que a corrupção é o principal problema da política brasileira e uma suas qualidades está no fato de ser ficha limpa, além de promover candidatura sem fontes suspeitas de dinheiro.

''Hoje em dia você acaba elegendo quem tem mais dinheiro ou quem tem mais dinheiro emprestado e aí o cara já entra na política devendo favor'', refletiu Contar.

O militar destaca que é papel fundamental do parlamentar fiscalizar as ações do governo e assim entregar serviços públicos de qualidade ao contribuinte.

''Hoje, se um asfalto tem preço 'X' ele acaba saindo três vezes mais caro e é isso que nós temos de combater'', explicou.

Contar destaca a necessidade de investimento maciço na educação. Ele elogia programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, mas acredita que a ajuda deva ser temporária e o objetivo é dar ocupação para as pessoas conseguirem seu próprio sustento.

''Educação não é só fazer o dinheiro chegar ao bolso do professor, é preciso dar sala de aula adequada e a criança tem que estar motivada para estudar, com a barriga cheia, quem consegue aprender como fome?'', refletiu o pré-candidato.

Na área da segurança pública, o pré-candidato tem discurso firme e acha que a legislação penal precisa de mudanças, embora o tema seja de atribuição do Congresso Nacional.

''É preciso reduzir a maioridade penal. Hoje o jovem é utilizado pelo crime como escudo porque sabe que eles estão protegidos pelo estatuto da criança e do adolescente'', criticou.

Contar quer pessoas de caráter participando da política. (Foto: Wesley Ortiz)

Novos rumos

Contar acha que pessoas de caráter e que queiram fazer algo de útil para o país devam se apresentar e ou incentivar os demais a fazer a diferença na política brasileira.

''A mudança que nós queremos é complexa, é preciso mudar o elenco desse filme, que hoje é um 'Circo Brasil'".  

Patriotismo

O pré-candidato enfatiza que em sua formação militar jurou servir à pátria e que seus valores não vão se perder em meio a classe política desgastada.

''Uma coisa que o militar faz muito bem é ser patriota. A partir do momento que você ama o seu país, você passa a respeitá-lo. Ser patriota é você respeitar sua cultura, seu patrimônio, as pessoas, os valores... Se eu estou subtraindo, levando vantagem em alguma operação, estou traindo a minha pátria'', exemplifica o militar.

Inspiração

Sobre o pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, Contar diz que sua principal qualidade é ter 'pulso firme'. ''Assim como eu, ele defende a propriedade rural como bem sagrado'', diz o pré-candidato ao lembrar que o produtor rural, especialmente em Mato Grosso do Sul, vive sob insegurança por conta de invasões de terras.

''Ele [Bolsonaro] tem a coragem de enfrentar o sistema que domina atualmente o país'', finaliza Contar.